OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO NA ATUALIDADE I

Há algumas décadas atrás, um pequeno grupo de empresas querendo aumentar seus lucros, mas não tinham dinheiro suficiente para investir e melhorar sua produção. Perceberam que várias empresas estavam com o mesmo problema. Então, tiveram a ideia de juntarem o que cada empresa tinha para se ajudarem mutuamente. Como a experiência deu certo, resolveram aceitar no grupo outras empresas. E novamente, todos saíram ganhando”.  Com o lucro obtido essas empresas começaram a investir em outros países. 


Com capital suficiente podiam não só investir nelas, como também comprá-las espalhando seus produtos por todos os cantos do mundo, surgiram as poderosas empresas que foram chamadas de “multinacionais”. Os investimentos que essas multinacionais oferecem são equipamentos, máquinas e tecnologia às empresas de grande ou médio porte em vários países para que seus produtos estejam sempre em evidência e livres da concorrência.

Mas ao agir dessa maneira, tornam o mercado de trabalho cada vez mais exigente para atender as novidades do mundo atual. A principal exigência dessa intervenção no mercado de trabalho de um lugar é a “QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”.



1- QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Qualificação profissional é sinônimo de formação do profissional. Trata-se da preparação ou de aprimoramento  das habilidades pessoais e a especialização em determinadas áreas para que possa executar de forma melhor um serviço que lhe for atribuído.  

Segundo as leis trabalhistas (Decreto nº 5.154/2004 e a Lei nº 11.741, de 2008, que altera o decreto citado) essa formação pode ser realizada das seguintes maneiras:

a) em cursos regulares onde se aprende os conteúdos da Base Nacional Curricular (LDB) e que servem para todas as opções do mundo do trabalho.

b) cursos profissionalizantes e tecnológicos que leve à construção de diferentes tipos de formação técnica e profissional, seja ele de Ensino Médio, Ensino Superior ou de Pós-graduação e que, ao final do curso ofereça um certificado ou diploma.

c) cursos especiais de formação profissional que visam a execução de atividades teóricas e práticas (realizados em escola ou no próprio trabalho) desde que ofereçam certificado.
d) em cursos especiais abertos à comunidade, visando a melhoria da execução prática e que não está ligada ao nível de escolaridade (ONGs, cursos livres ministrados em entidades sem fins lucrativos, etc). desde que sigam as normas fixadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

e) participar do Programa “Jovem Aprendiz” em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem.

Para todos estes cursos de qualificação cabe ao aprendiz: mostrar aproveitamento no curso, a frequência obrigatória e executar os exercícios teóricos, práticos e atividades específicas que levam a capacitação profissional.  

Cabe aos dirigentes dos cursos verificar a aprendizagem dos conhecimentos teóricos e práticos, avaliar e emitir certificados.


2- COMPETÊNCIA

Uma empresa, seja ela grande ou pequena, não pode ser paternalista e esperar que seus funcionários realizem seus trabalhos como bem lhes aprouver. Ao contrário, elas são racionais e esperam que seus funcionários desempenhem bem na função que se propôs a fazer. Por isso, o funcionário recém-contratado de mostrar-se interessado em aprender não só o seu serviço, mas tudo o que diz respeito ao processo pelo qual o produto passa do princípio ao fim. 

Por isso, a competência é importante. Competente é o funcionário que une as informações de sua formação com a técnica exigida no trabalho desempenhado aplicado ao seu fazer dentro da empresa para que a empresa produza mais e cada vez melhor.

Outra qualidade bastante apreciada pelos empresários é a participação. Isto significa que, não basta que faça bem a sua parte, mas que se ofereça em ajudar os companheiros quando necessário, dar sugestões viáveis e apropriadas para a melhoria da produção etc, além de ser uma maneira de conhecer o processo do começo ao final.


Continuamos na próxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA