OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

OS ADOLESCENTES E A ESCOLA

A adolescência não é somente um período de transformações físicas decorrentes do processo de desenvolvimento, mas também de transformações mentais, sociais, culturais e históricas. Cada geração vive o seu tempo em determinada cultura, em determinada sociedade. Assim como o adolescente de hoje difere do adolescente francês, norte-americano, chinês, russo ou africano, diferem também da geração anterior dentro do mesmo espaço cultural e social.


As sociedades vêm se tornando cada vez mais complexas. E em virtude dessa complexidade tem exigido muito dos jovens que se preparam para entrar no mundo adulto. A sociedade tem seu lado bom: maior acesso á informação por meio da internet, maior facilidade de comunicação, os fatos em tempo real, o encurtamento das distâncias geográficas. E o seu lado perverso: a violência (velada ou declarada), a exclusão social, as relações de poder em todos os setores (inclusive na escola), o aumento dos índices de gravidez e de abortos, a apologia do corpo saudável, da beleza estética e da moda etc e que são situações que causam impacto e geram conflitos.


Por outro lado, as estruturas familiares também têm se transformado muito e, aos poucos, vem perdendo sua característica milenar de composição, ou seja, formada pelo pai, mãe e filhos. Os homens, já não detém sozinhos o status de provedor pelo fato de que, cada vez mais as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho.  Os hábitos familiares, como por exemplo, o de estarem todos à mesa para fazerem juntos as refeições, tem sofrido grandes mudanças por alguns estarem no trabalho, na escola ou num compromisso extracurricular.


Os adolescentes, influenciados por essa sociedade, estão ávidos para curtirem a vida e sabem que precisam preparar-se para enfrentá-la. Os adolescentes de hoje estão com tempo mais curto para o convívio familiar, devido a inúmeros compromissos como: frequentar as academias, pratica algum esporte, fazer cursos de línguas, conversar on-line com seus pares, ir a festas e as baladas, o que não faziam as gerações passadas. Esses jovens acreditam que participando da vida com suas qualidades e defeitos poderão adquirir o conhecimento e desenvolver capacidades para enfrentarem o mundo adulto num futuro bem próximo.



Mas há um lugar em que poderão adquirir informação e desenvolver suas capacidades e adquirir as habilidades para enfrentar a vida adulta com risco mínimo. Esse lugar é a escola, um espaço de convivência, de relações interpessoais e de transmissão de conhecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA