OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

A ESCOLARIZAÇÃO

Nas últimas décadas, os termos educação e escolarização tem se confundido por serem considerados como sinônimos. Mas, são bem diferentes. a Educação é dada na família e a escolarização ou instrução é dada pela escola. 

Diferente da educação familiar, a escolarização tem uma sistematização (organização, planejamento e método) para cada idade e para etapa do desenvolvimento do educando, tem constância e regularidade, começa com conhecimentos que vão do mais simples ao mais complexos e se estabelece numa relação de ensino-aprendizagens entre professores e alunos num ambiente apropriado e estimulador.


Escolarização é sinônimo de instrução, portanto. ESCOLARIZAÇÃO é a “transmissão dos conhecimentos” conquistados pela humanidade ao longo do tempo, numa relação de ensino-aprendizagens consciente e sistematizada e dada pelas Instituições de Ensino. Tem por objetivo complementar a educação familiar, transmitir conhecimentos e preparar para o trabalho.

A escolarização é uma relação em que os papéis dos envolvidos são definidos e conscientes. Isto significa que todo professor sabe que deverá cumprir o seu papel transmitindo conhecimentos e todos os alunos sabem que seu papel é o de receber esses conhecimentos.

É através desta consciência dos papéis de cada um, que alguns vínculos entre se estabelecem entres seus principais personagens, tais como os vínculos de amizade, de consideração e respeito por todos os envolvidos, do sentido de hierarquia, do reconhecimento e respeito ás diferenças individuais, do sentido de prioridade, de percepção dos próprios limites e do limite dos outros, de justiça, entre muitos outros.

Para que estes vínculos se estabeleçam, a escolarização depende do ensino dos comportamentos, valores e regras dados pela educação familiar. Por isso, quando a família deixa de cumprir (ou faz de forma equivocada) a Instituição Escolar entra em crise, por ser o primeiro grupo social que as crianças entram em contato fora do grupo familiar.

São exemplos bastante comuns em crianças e adolescentes:

a) as crianças que não aprenderam a lidar com regras, geralmente, são as que mais recebem repreensões porque fazem tudo do jeito que querem ou que tem vontade do que aquilo que é o jeito certo de fazer.

b) a falta de empatia (colocar-se no lugar da outra pessoa) pois, a falta de respeito (valor) para com os limites pessoais, intelectuais e físicos tem sido enorme e tem gerado o famoso bulying.

c) é a falta do sentido de hierarquia (comportamento) é outro que tem causado agressões verbais e/ou físicas violentas á professores e entre colegas quando opiniões simples são divergentes.

A escolarização ou instrução subdivide-se em etapas de acordo com o desenvolvimento intelectual dos educandos:


a) ENSINO INFANTIL (para crianças de 2 a 5 anos) visa adequar as crianças pequenas ao novo grupo social.


b) o ENSINO FUNDAMENTAL (para crianças de 6 a 14/15 anos) destina á instrução básica.  Ainda depende da educação familiar na aquisição da linguagem e das noções aritméticas como as diversas formas de contagens e da experimentação dessas noções pelo educando.


c) o ENSINO MÉDIO (para adolescentes) visa mostrar ao educando as diferentes disciplinas que representam as áreas do conhecimento e fazer o educando perceber qual delas mais lhes desperta o interesse.


d) o ENSINO SUPERIOR (para jovens e adultos) composto de “bacharelados”, que se destinam para a profissionalização do educando. Já os cursos pós-graduações, mestrados e doutorados, são especializações decorrentes da escolha profissional dos educandos.

Sérgio Lazzarini é PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia)
 pela John M. Olin School of Business, Washington University, 

e) os CURSOS DE LIVRE DOCÊNCIA (PHD), final da escolarização e exclusivamente para adultos, visa a “produção de um campo teórico” nas diferentes áreas do conhecimento, ou seja, adequado para a formação de cientistas.



No final do Ensino Médio, é que ocorre a passagem da escola para o mundo do trabalho. A preparação para esse momento ocorre por meio das regras e demandas escolares. É um momento difícil, complexo, nem sempre linear e que provoca grande tensão nos jovens. Além disso, enfrentam ainda outras situações complicadíssimas: a entrada no mundo dos adultos e a luta para conquistar o primeiro emprego.

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