OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SEXISMO, FEMINISMO E CHAUVINISMO

O sexismo também é um dos muitos tipos de preconceitos inclusos como sociais. Trata-se da discriminação ou atitudes indignas expressas ou camufladas contra um determinado gênero ou identidade sexual. Isto acontece quando um sexo (feminino ou masculino) se considera melhor que o outro.

Falamos de sexismo masculino quando os homens submetem as mulheres a seus caprichos ou visando seus próprios interesses por acharem que as mulheres são menos inteligentes ou menos capazes que eles.


Para os homens que creem que as mulheres são inferiores, elas devem desempenhar seu papel doméstico, cuidar dos filhos e do marido (sempre muito autoritário). Nesse caso, as mulheres não têm o direito expor sua opinião ou reclamar sobre algumas atitudes tomadas contra ela. E se insistem, sofrem castigos físicos.


Homens e mulheres são diferentes apenas fisicamente. Nada tem a ver com suas habilidades e capacidades. Ambos são seres inteligentes e capazes e ambos têm seus direitos e deveres.

O sexismo é prejudicial a todos. Difere do machismo por ser mais racional e, muitas vezes, está ligado ao ódio contra as mulheres (misoginia).


Quando são as mulheres que se acham superiores aos homens e acreditam poder dominá-los. Na verdade, é o sexismo feminino, comumente chamado de “feminismo”. 

Feminismo é um termo que vem carregado de conteúdo ideológico e é entendido como um movimento liderado por mulheres visando a conquista de espaço social, de direitos e o devido respeito da sociedade. E nada tem a ver com o sexismo feminino que nada mais é do que o inverso do sexismo masculino. 


Um terceiro preconceito é o chauvisnismo ou machismo. Esse preconceito é fruto da crença de que os homens são superiores às mulheres. Difere do sexismo masculino por ser mais um comportamento adquirido por imitação do que por um sentimento de ódio.

O machismo está presente em toda parte. Principalmente no trabalho, quando homens e mulheres ocupam o mesmo cargo e desempenham a mesma função e o salário delas é menor que deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA