OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

ETNOCENTRISMO

O etnocentrismo é um dos mais complexos dentre os preconceitos. Primeiro, porque não existem culturas perfeitas. Em cada uma existem coisas boas e coisas ruins. Segundo, porque elementos intelectuais, racionais, emotivos e afetivos estão intrinsecamente ligados à cultura. Esses elementos configuram-se como integrantes do espírito humano, levando o sujeito a pensar, sentir e agir de acordo com a cultura a que pertence. Terceiro, porque cada indivíduo tem esses padrões fortemente arraigados em si, ou seja, está acostumado com os padrões, os segue com a convicção de que são benéficos para si e para seus compatriotas e sente-se seguro e feliz ao cumpri-los. Por isso, o etnocentrismo está presente em todas as culturas, em todas as épocas e pode ser observado a qualquer momento.

É um preconceito complexo porque também pode ser confundido com outros dois: o racismo e o preconceito social. Outras vezes, passa despercebido porque se confunde com “patriotismo”. E não há nada de mau em ser patriota. O ruim é quando esse patriotismo se torna exagerado e se compara uma cultura com outra, elevando mais uma, enquanto se deprecia a outra.

Para que se possa compreender bem o significado do etnocentrismo é preciso entender o significado desse vocábulo: “etnos” é um termo de origem grega que significa nação, etnia, cultura ou sociedade; e “centrismo” significa centro. Assim, quando se toma uma cultura (nação, etnia, sociedade) como centro de importância e desvalorizamos pejorativamente, de modo desrespeitoso e intolerante todas as outras ou uma em particular, o preconceito está instalado e pode ser praticado por uma única pessoa ou por um grupo delas.

Na Índia, a vaca é um animal sagrado. Daí a reverência.
Esse preconceito surge por falta de conhecimento dos padrões e hábitos culturais da(s) sociedade(s) que está (ou estão) sendo comparada(s) e julgadas. Mas ainda, são as justificativas resultantes dessa comparação que definem se é preconceito ou não. É preconceito quando as justificativas estão baseadas no fator biológico como critério de superioridade. Por exemplo: como quando Hitler dizia que a raça ariana era superior a todas as outras raças. A saber, Hitler era etnocêntrico e racista, por isso, ele acreditava ser importante que todas as raças fossem extirpadas para que a raça ariana pudesse sobreviver. E começou o extermínio pelos judeus.

O patriotismo exagerado sempre leva a uma conduta extremada: desvalorização na comparação, desrespeito no julgamento, atitudes intolerantes diante das diferenças culturais, atitudes absurdas e, muitas vezes, deprimentes, imorais, radicais e xenofóbicas.
Mas o etnocentrismo também pode aparecer dentro de uma mesma nação, cultura ou sociedade quando esta é formada por várias culturas diferentes. Como a nossa, por exemplo, que é formada por europeus, africanos e indígenas. Quando se desprestigia a cultura africana ou a indígena estamos praticando o etnocentrismo. O mesmo acontece quando valorizamos a cultura do sul ou do sudeste brasileiro rebaixando a cultura nordestina ou a nortista.


Somos todos filhos da pátria brasileira. Um país de grande riqueza cultural e de belas e singulares tradições regionais. Um país singular do qual nos orgulhamos. Somos um povo miscigenado onde os preconceitos não deviam ter razões para acontecer e não deveria haver lugar para as discriminações. Mas que, infelizmente, ainda existem por parte de alguns poucos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA