OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

E O QUE PENSAM AS IGREJAS PROTESTANTES?

Os luteranos, calvinistas, presbiterianas, evangélicos, metodistas, adventistas e batistas fazem parte do chamado Igreja Protestante. Por que são chamadas dessa forma?

No início do século XVI, na Europa Ocidental, os padres da Igreja Católica vendiam as chamadas “indulgências”. Ou seja, para garantir a entrada dos fiéis no reino dos céus, os padres cobravam por uma bênção (que deveria ser de graça) e exigiam que fizessem sacrifícios exagerados.


O alemão e monge católico de nome Martinho Lutero se rebelou contra essa venda por considerar uma “exploração” da benção de Deus e porque na grande maioria os fiéis eram muito pobres e viviam em grandes dificuldades. Então Lutero criou novas regras para a paróquia que tomava conta com a intenção de chamar a atenção do clero para esse fato. Logicamente, esta atitude desagradou ao alto comando da Igreja e, em 1530, decidiram excomungá-lo.

Fora da Igreja católica, em Lutero criou uma nova Igreja que ficou conhecida como “Luteranismo”, onde implantou as regras e modificou alguns dogmas (verdades absolutas). E porque protestava, Lutero e seus adeptos ficaram conhecidos como “protestantes”. Em pouco tempo, o Luteranismo se espalhou pela Alemanha e por outros países europeus. 

Na França, outro dissidente da Igreja Católica chamado João Calvino, decide também criar uma outra Igreja, pregando que a “Palavra Divina” não poderia ser contestada, que a fé deveria vir sempre em primeiro lugar e que as pessoas deveriam viver apenas do seu trabalho e do pagamento que recebia por ele. Ser rico ou pobre era, para Calvino, uma “predestinação” divina.

Não demorou muito para que o protestantismo chegasse à América. Nos EUA, ganhou novas ramificações: os presbiterianos, os adventistas, metodistas e os batistas. Ao chegar na América do Sul, os protestantes passaram a ser chamados de “evangélicos”, porque pregavam com o Evangelho nas mãos e citavam os versículos bíblicos.

                                                 missionários americanos

Só chegaram no Brasil em 1824, quando missionários americanos e europeus passaram a vir para cá. Com o tempo, novas Igrejas foram sendo criadas. Mas estas não são puras, isto é, possuem misturas dos dogmas de umas e outras.


Assim, as primeiras Igrejas protestantes puras seguiam os principais dogmas do catolicismo e eram contrários ás práticas homossexuais e hoje, são contrários aos casamentos gays. Algumas, mais recentes, acreditam que o homossexualismo é uma doença e que podem ser “curados” graças a uma oração e bênção do pastor que recebe de Deus esse poder. Outras são mais conservadoras e outras, mais liberais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA