OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE LIMÍTROFE


As causas deste transtorno são variadas. Geralmente, começa na infância e começa a se manifestar na adolescência e torna-se um padrão de comportamento ou uma condição mental no início da juventude.


Como causas temos as ambientais e as emocionais. Crianças que desde pequenas sofrem maus tratos, vida familiar desajustada e com pouca comunicação verbal entre os parentes próximos e as que sofrem abuso sexual ou emocional estão mais propensas a este transtorno.


Estes indivíduos tem um pensamento e consciência distorcidos do EU, ou seja, acham-se incapazes e inferiores aos outros, o que dificulta os estudos, o trabalho, os relacionamentos interpessoais porque se magoam facilmente, porque se colocam em desvantagem com relação ao companheiro (seja ele namorado, amigo ou parente próximo). Por causa disso, agem impulsivamente porque possuem uma péssima imagem de si mesmas. Essa distorção da imagem de si mesma pode levar a uma idealização do outro (a pessoa admirada tem sentimentos nobres e as melhores qualidades) ou desaprovação ou rejeição do outro.

Suas emoções são instáveis e turbulentas devido a experiências desagradáveis. Não conseguem fazer planos (estudo, trabalho, vida em comum com outras pessoas) porque não conseguem fazer planos a longo prazo. E se punem constantemente com auto-agressões, ou seja, machucam-se de propósito porque se sentem sozinhas, abandonadas e desprezadas e temem ser abandonados. 

 

Em casos mais graves, tentam o suicídio, sim, e pelo mesmo motivo. Por isso, precisam estar sempre acompanhados. Cerca de 20% deles, fazem uso abusivo de drogas ou do álcool.

Embora seja pouco conhecido, este transtorno é mais frequente em mulheres do que em homens. Com um baixo controle das emoções chagam a beirar os limites da psicose. O tratamento é psiquiátrico e é bastante longo. Em 20% dos casos, a hospitalização é necessária. Porém, melhoram com o tempo e com o tratamento, voltando a ter uma vida social equilibrada, produtividade no trabalho e estabilidade na vida conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA