OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 5 de abril de 2014

TRANSTORNO PARANÓIDE DE PERSONALIDADE

O transtorno paranóide de personalidade NÃO É uma doença mental. NÃO É, nem pode ser confundida com a PARANÓIA. Ao contrário, é um modo de pensar, de sentir e de se relacionar com os outros e com a realidade. É uma maneira de ser do sujeito.  Gosta desse seu jeito de ser e se acha autêntico.

Este transtorno, como todos os outros de personalidade, independem do sexo (embora seja encontrado em maior número nos homens), da cultura ou do grupo social onde o sujeito está inserido. E seus sintomas aparecem no final da adolescência ou no começo da fase adulta.

CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO


São pessoas de uma teimosia empancada, desconfiados ao extremo e dissimulados (não assumem o que fazem porque a culpa é sempre do outro) o que dificulta o convívio com familiares ou amigos.

São pessoas que valorizam e defendem suas ideias ferrenhamente e nunca mudam de opinião. Só o que pensam, dizem ou fazem está correto e são sempre os detentores da razão. Quando discutem sobre qualquer assunto, defendem suas ideias de tal forma que podem ser considerados como fanáticos por seus interlocutores.

Adoram fazer críticas e comentários dos outros. Mas, detestam ouvir críticas ou comentários a seu respeito. Quando isso acontece, ficam sempre na defensiva e respondem com ironia ofensiva e provocativa chegando, muitas vezes, ao insulto. E quem criticou ou comentou logo se torna seu inimigo.

Outra característica dessas pessoas é a desconfiança. Os outros (parentes, amigos, vizinhos ou conhecidos) são sempre vistos como uma possível ameaça. Acreditam que possam ser explorados ou prejudicados por elas. Por isso, estão sempre vigilantes e não exitam em atirar na cara que são infiéis, desleais ou mal agradecidos. Também são possessivos e ciumentos.

Nos relacionamentos amorosos ou de amizade parecem frios e distantes. Gostam de parecer objetivos, racionais e pouco emotivos.  Para essas pessoas, não existe no mundo pessoas que sejam merecedoras de sua dignidade e seus nobres sentimentos. Numa reunião familiar, por exemplo, após uma breve conversa, essa pessoa dá um jeito e fica sozinho num canto.

Se acham perfeitos e exageram em mostrar suas habilidades. Querem ser admirados e respeitados por sua inteligência, sagacidade e esperteza. Mas é, justamente neste ponto que reside o grande contrassenso deste transtorno. Na verdade, todo esse comportamento exagerado tem uma única razão: esconder o “medo que sentem do outro”.

As pessoas com este transtorno são extremamente fantasiosas. E acreditam tanto nas suas fantasias que não conseguem separar o que é real do que é imaginação. É essa dificuldade que os deixa inseguros. Temem ser abandonados ou rejeitados.

Muitas vezes, algumas situações banais do cotidiano podem ser interpretadas por esses eles como situações humilhantes, ameaçadoras, maldosas, hostis, enganadoras ou como rejeição, porque distorcem a realidade. E para saírem dessas situações desagradáveis adoram fazer teatrinhos dramáticos (sempre são as vítimas) e chantagens emocionais. Porém, em outras ocasiões, essas mesmas situações são consideradas normais e passam despercebidas.


Por causa da forma de personalidade as pessoas com esse transtorno são orgulhosas. Podem ser agressivas, hostis e violentas porque perdem facilmente o controle, deixando-se levar por seus impulsos.

O tratamento de pessoas com esse transtorno é psiquiátrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA