OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

TRANSTORNO EXPLOSIVO DE PERSONALIDADE

Este transtorno também é chamado de “Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável”, “Transtorno Explosivo Intermitente” e “Síndrome de Descontrole Episódico”.

A marca deste transtorno é a impulsividade, ou seja, age de acordo com a explosão emocional do momento sem levar em conta a consequência dos seus atos. Todo ato impulsivo está subordinado a um comportamento emocional instável, ora com períodos de calmaria, ora com períodos de agressividade física ou verbal. São aquelas pessoas que costumamos definir como “de pavio-curto” ou “dos cinco minutos”.

Os acessos de raiva são frequentes e podem ficar mais sérias quando suas atitudes são criticadas ou impedidas pelas pessoas ao seu redor, chegando até a destruir o que encontrar pela frente, pois não conseguem dominá-la.


Outras características são: o sarcasmo (evidenciado pela ironia durante suas explosões verbais), a implicância, a amargura permanente e o adiamento de coisas que precisam ser realizadas (dificilmente entregam trabalhos escolares ou do serviço na data marcada).


Durante os períodos das crises, essas pessoas podem: 

1-fazer uso de bebidas alcoólicas, pois há uma suscetibilidade para a “embriaguez patológica”. Mesmo que a dose seja pequena, a pessoa fica transtornada, a raiva aumenta, as atitudes são bem mais agressivas. Depois, não se lembram do que fizeram ou disseram. Por isso, os familiares devem ficar atentos.

2-Furtar objetos (cleptomania) com ou sem valor monetário para uso pessoal ou não. 

3-Alguns são piromaníacos, isto é, ateiam fogo a propriedades, pessoas, animais ou objetos por puro prazer ou para aliviar a angústia.

4-Outros, partem para as jogos de azar ou fazem apostas. É o chamado “jogo patológico”.

5-Arrancar os pelos do corpo de forma que as falhas fiquem bem visíveis. E uma espécie de auto flagelo chamada de “tricotilomania”.

Apesar das crises, são pessoas simpáticas, educadas, interagem bem com os diversos grupos sociais e gostam de um bom papo. Mas, não reagem bem diante de frustrações, reagindo sempre com agressividade com o forte desejo de ferir pessoas e objetos. É quando descarregam a raiva. Muitas vezes, durante as crises de agressividade, as pessoas com este tipo de transtorno podem ferir mortalmente outra pessoa com agressões físicas fora de propósito, atacar pessoas estranhas e animais sem que haja um motivo justificável para isso ou causar acidentes automobilísticos (direção criminosa) e destruir brutalmente uma propriedade sua ou de outrem. 


Após as crises, vem sempre a auto reprovação (arrependimento) e a culpa. Estes sentimentos podem gerar diferentes graus de estados depressivos.

As consequências dos atos impulsivos fazem com que as pessoas sejam suspensas ou expulsas das escolas, percam o emprego, aumente no número de namoros e casamentos desfeitos por causa de relacionamentos difíceis e conflituosos, sofrem acidentes variados e muitas internações hospitalares, e envolvimentos policiais.


Estudos tem sido feitos sobre o esse transtorno. Esses estudos mostram que existem alterações eletro-encefálicas não especificadas no lobo frontal dessas pessoas, alterações estruturais ou funcionais do Sistema Nervoso Central, evidências de lesões irritativas e focais nos lobos frontal e temporal.

Portanto, o tratamento deste transtorno deve ser neurológico e psiquiátrico. É preciso salientar que nem todas as pessoas explosivas sofrem deste transtorno. Para que se diagnostique como transtorno, outros elementos precisam ser considerados e verificada a sua durabilidade ao longo do tempo e em vários contextos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA