OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 27 de abril de 2014

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE HIPOCONDRÍACA


A hopocondria é uma doença psíquica e se caracteriza pelo medo de ficar doente ou de contrair uma doença grave. É claro que todos temos essa preocupação. Mas, no caso deste tipo de doença, esse medo é enorme, exagerado e constante que vai além do que se considera normal. Um medo que se transforma numa obsessão e faz com a pessoa (que está sadia) passe a viver como uma pessoa doente.

É importante lembrar que a pessoa com personalidade hipocondríaca não finge a doença imaginada. Ela realmente acredita estar doente, ela se autodiagnostica.


Uma das características da hipocondria é fazer com que a pessoa tenha percepções e interpretações erradas dos sintomas ou dos movimentos de defesa do organismo. O espirro e a tosse são exemplos desses movimentos de defesa do corpo.


Para o hipocondríaco, um espirro (mesmo que esporádico) significa “estar gripado”. A tosse poderá significar que esteja com pneumonia. E se estiver com espirros e tosse, logo imaginam estarem com tuberculose. Mas, não fazem nenhum tipo de exames, nem procuram uma orientação médica. E quando o fazem, não acreditam em resultados negativos para a doença que imaginam ter. Por isso, constantemente carregam ou tomam inúmeros medicamentos para combater as doenças que acreditam ter.

O DSM IV, o CID 10 classificam esse tipo de personalidade como transtorno emocional. Para esses documentos, a pessoa hipocondríaca faz com que suas emoções saiam do campo psíquico e as vivenciam no orgânico. Psicólogos e psiquiatras acreditam que este tipo de personalidade, no íntimo, deseja ficar doente, seja para chamar a atenção de pessoas de seu convívio, seja por ansiedade ou depressão.

É evidente que este medo exagerado traz sofrimento psíquico e orgânico. Psíquico, porque ela está sempre atenta ás doenças e seus sintomas. Orgânico, porque a ingestão de muitos medicamentos podem causar problemas de natureza física, por conta dos efeitos colaterais.

Esse sofrimento, na maioria das vezes, as impedem de fazer o que gostam como estudar, ir a festas ou faltam muito ao trabalho porque as dores são mais intensas, estão sempre muito cansados, sentem-se enfraquecidos, apresentam palpitações, falta de ar e tonturas e ficam muito pessimistas diante dos prognósticos que acreditam ter.

No entanto, no caso do transtorno de personalidade hipocondríaca, esses sintomas se manifestam em certos momentos da vida. Certos momentos ou situações favorecem o aparecimento desse comportamento, por isso, é chamado de “oportunista”. E isto não significa que as pessoas que possuem esses traços sejam realmente hipocondríacas.


A diferença entre a hipocondria e os traços de personalidade é o pessimismo e a constância do estado doentio. O pessimismo é intenso nos hipocondríacos e ausente em pessoas com traços de personalidade. Já a constância de sentirem doentes é frequente, enquanto nos traços de personalidade aparece de vez em quando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA