OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 26 de março de 2014

DEPENDÊNCIA x TRANSTORNO

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE DEPENDENTE (III)




Suponhamos que, ao contrário do que afirmamos até aqui, uma criança cresceu ativa e com autonomia. Comportamentos estes que teve também na puberdade e boa parte da adolescência.  De repente, passa a ter um comportamento passivo, submisso, aderente, com dificuldades em tomar decisões banais e corriqueiras, tais como: se deve ou não levar o guarda-chuva num dia chuvoso, que roupa usar num dia como esse, ou ainda, se deve tomar sopa antes ou depois do prato principal.


Fica a espera que uma pessoa em especial (mãe, pai ou namorada) lhe diga a todo momento: o que deve fazer, com quem conversar, que amigos deve ter, que livros ler, que programas assistir na TV ,  que cursos deve fazer, em que escola deve estudar e assim por diante. E fica ansioso e angustiado quando as sugestões demoram e, mais ainda, quando não as obtém.

Apesar de ansioso e angustiado nunca se zanga quando a sugestão ou o apoio que necessita não chega. Ao contrário, mostra-se compreensivo e cordato. Isto porque teme perder o apoio, a atenção e os cuidados dessa pessoa ou de afastá-la de perto de si e, por isso, permite que ela dirija a sua vida.


Mas, porque isso acontece? Na maioria dos casos, esse comportamento surge de sentimentos de inferioridade, de incapacidade ou de inutilidade. Acha que os outros sabem mais e melhor e acredita que necessita dela pois perdeu a confiança em si mesmo na iniciação e realização de alguma tarefa, porque jamais conseguirá realizá-los sozinhos.

Assim, essa forma invasiva, estranha, incômoda é uma das formas mais evidentes do transtorno de personalidade dependente.


É evidente que uma pessoa, que vai da infância á juventude, impedida de realizar coisas próprias de cada idade tem grandes chances de vir a ter este transtorno, porque está sujeita a frustrações, a sentimentos de incapacidade e de pouca valia por muito tempo. Mas, nem sempre é assim. Muitos, ao chegar na vida adulta conseguem resistir e se libertarem do domínio dos pais. 

E a diferença entre um comportamento dependente e um transtorno de personalidade dependente" está justamente aí. O "transtorno de personalidade dependente" começa, exatamente, no final da adolescência e avança pela vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA