OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

E A PERSONALIDADE ADOECE


Como seres humanos, somos o resultado da genética, das nossas aprendizagens e das nossas emoções. Tudo preparado na infância, construído na adolescência e consolidado na juventude, formando o que chamamos de personalidade.

Não somos perfeitos. Temos qualidades e defeitos, mostramos uma parte do que somos e escondemos outras. E é no equilíbrio entre nossos defeitos e qualidades que mostramos nosso jeito de ser através dos nossos comportamentos.

Assim, podemos explodir veementemente com alguém em casa ou no trabalho. Podemos reclamar, ter medo, tentar evitar as doenças e tomar um série de medicamentos por conta própria. Temos manias, fazemos coisas sistemáticas ou metódicas. Cismamos com alguém ou com alguma coisa e ficamos desconfiados. Choramos quando um filme ou uma situação nos emociona e, até mesmo, dramatizamos algumas situações.

Uma personalidade sadia é aquela em compreendemos que temos altos e baixos, que somos bons, mas que o mal coexiste nessa bondade. É assim que somos, que vemos os outros e o mundo. Compreendemos que esse é o nosso jeito de ser e nos sentimos bem em ser como somos. Não há sofrimento, nem fazemos os outros sofrerem. E se dizem que há algo errado, podemos melhorar nossos comportamentos através do controle.

Mas, existem pessoas que persistem num ou num conjunto de comportamentos. Há pessoas que persistem na explosividade, na dramaticidade, na emotividade, nas cismas, nas manias, na sistemática e na metódica. Mas, sentem-se incomodadas com isso e incomodam os outros. Sofrem com esse incomodo e, as pessoas à sua volta sofrem também. Evidentemente, a convivência com essas pessoas é muito difícil.

Sofrem porque não desejam “ser” assim, mas “estão” assim, porque a personalidade adoeceu. E esse adoecer modifica o funcionamento do sujeito afetando todos os aspectos de sua vida (família, escola, trabalho, social).

Quando e porque ninguém sabe ao certo. O que se tem notícia é que fatores genéticos, biológico, psicológicos e ambientais interferem nesse adoecer. Como fator genético, certos sujeitos nascem com uma predisposição para esse adoecimento. Como fator biológico, estão as infecções cerebrais e os traumatismos cranianos colaboram para as mudanças no comportamento. Como fator psicológico, encontram-se o ego frágil e os transtornos emocionais que falam bem de perto ao modo de perceber e sentir. Já para o ambiental, a dependência química em todas as suas formas.

Quanto as mudanças no comportamento, são estranhos, incômodos, persistentes, extremados e dolorosos, presentes em várias situações pessoais e sociais do cotidiano. Comportamentos esses que constituem um padrão entranhado na pessoa que o fazem perceber, pensar, sentir e se relacionar de um modo diferente consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Essa alteração de comportamento podem ser leves, moderadas e graves.


Portanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o CID 10 decidiu nomear essas alterações comportamentais como “TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA