OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O QUE É PERSONALIDADE?

Personalidade é o conjunto de características psicológicas  e que nos torna quem somos. Essas características determinam nosso modo de agir, de pensar e de sentir. É, portanto, a individualidade de cada sujeito e engloba o ser pessoal e o ser social. Todas as pessoas a tem. Portanto, afirmar que uma pessoa não tem personalidade é uma inverdade.
Muitas pessoas acreditam que nascemos com uma determinada personalidade. Mas, não é bem assim. A personalidade é formada ao longo do tempo e de acordo com as experiencias e vivências de cada um. Por isso, a formação da personalidade é única, gradual e complexa.
O bebê não nasce com personalidade, embora tenha predisposição para isso. Ela ainda não tem consciência de quem é e por que está neste mundo. Por isso, levará algum tempo para que isso aconteça.
O primeiro passo para essa consciência é dado pelos cuidados maternais. A alimentação, a sede, o banho e a troca das fraldas exigem um contato sensorial com o bebê e é fonte de inúmeras experiências prazerosas ou não. Mas, o bebê, devido a sua relação de dependência com a mãe, ainda sente como se fosse uma extensão dela. Por isso, essa relação é tão forte.
Com o crescimento do bebê e com os afazeres maternos,  a mãe provoca um afastamento natural. Espera um pouco mais para levar o alimento, demora (ou atrasa) o banho ou a troca de fralda, ou então, deixa o bebê sozinho no quarto para pegar alguma coisa. É por meio destes pequenos afastamentos que o bebê adquire a noção de que ele e a mãe são pessoas diferentes.
O sentar e o andar são fontes de autonomia para o bebê e provocam uma ampliação de suas percepções. Ao  final do primeiro ano de vida, o bebê já sabe que ele e a mãe são pessoas distintas e com necessidades diferentes.
Dos 2 aos 6 anos, o bebê entra numa fase de imitação dos adultos para que ele compreenda como a vida funciona. Nesta fase, a criança imita tudo: o jeito de falar, de fazer as coisas e o modo de se comportar dos pais. Isto porque os pais são modelos (exemplos) que devem ser copiados.
Crianças teimosas, briguentas, birrentas, agressivas não possuem personalidade forte. Da mesma forma, a criança calma, tranquila e obediente não possuem uma personalidade passiva.  Elas apenas repetem e refletem a atitude dos pais. Carl Gustav Jung costumava dizer que: “até os 6 anos de idade, os filhos são o que os pais fizeram dela”. Reparem bem e percebam com Jung estava correto em sua afirmação.
Por volta dos 6 anos, alguns comportamentos imitativos se fixaram na forma de ser da criança. É a época em que despontam as primeiras tendências de comportamento. Tendência porque a criança pode apresentar um certo comportamento hoje e daqui a uma semana ter outro completamente diferente. Comportamentos que ainda variarão por meio de e novas e importantes experiencias.
Por volta dos 7 anos, começa a despontar a personalidade baseada nas tendências comportamentais que se fixaram. Mas, a personalidade ainda é um pequeno embrião e ainda levará um bom tempo para que se fortaleça.
Por volta dos 11 ou 12 anos, já com uma compreensão maior de si mesmo e dos outros, a criança define certos comportamentos que serão marcantes em sua vida. As tendencias deixam de existir e passam a ser traços de personalidade. Mas, esses traços ainda podem sofrer alterações.
Somente a partir dos 18 anos é que a personalidade se forma completamente. Então,
durará a vida toda.


Fonte:

apontamentos de aula

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