OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PSICOSE

A psicose é um distúrbio mental mais grave que a neurose. sua principal característica é a forma como os  sintomas aparecem: de súbito e em forma de surtos. Os surtos podem ser rápidos (algumas horas) ou mais longos (semanas), mas não chegam nem ultrapassam 30 dias. Segue-se um período de (aparente) normalidade e retornam em estágios mais avançados e por períodos cada vez maiores.



SINTOMAS:

Sujeitos psicóticos percebem a realidade de um jeito distorcido. Encaram os fatos e situações corriqueiras como uma ameaça a sua pessoa física. Um exemplo clássico, é achar que está sendo perseguido por alguém (pessoa, animal ou objeto) que quer lhe fazer mal. E, uma vez instalada essa ideia, é de difícil remoção porque acreditam piamente nela. E expressam isso verbalmente, mostrando um pensamento perturbado.

Esta forma equivocada da realidade impede que algumas ações do cotidiano sejam realizadas a contento. O trabalho, os estudos, as relações interpessoais, as relações sociais e o desempenho dos papéis costumeiros na sociedade ficam prejudicados, porque podem ser acompanhadas por delírios ou por alucinações.

Esses sujeitos apresentam comportamentos bizarros e esquisitos, posturas peculiares (trejeitos estranhos, gritos ou mutismo) fazendo com que o convívio social também fique prejudicado.

Os pensamentos, julgamentos e atitudes dos psicóticos revelam um funcionamento mental desorientado e confuso. Mas, não devemos confundir com funcionamento cerebral, embora este pode ser prejudicado pelo demais sintomas.

CAUSAS:

As causas deste distúrbio são variadas. Podem emocionais, reativos, delirantes, alucinógenas, por uso abusivo de drogas ou do álcool, por problemas neurológicos, infecções, depressão.

TRATAMENTO:

Alguns tipos de psicoses podem ser totalmente curáveis. No entanto, para o outros tipos a cura não existe. Pelo menos, até este momento.

O tratamento é psiquiátrico e medicamentoso, mas a indicação hospitalar só é feita em casos muito graves.

Fonte:
Apontamentos de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA