OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 10 de novembro de 2013

PSICOSE REATIVA BREVE

A Psicose Reativa Breve também é chamada de transtorno Psicótico Transitório. Seus sintomas aparecem subitamente e sem sintomas anteriores que anunciem este mal. Mas, há sempre um motivo que estressa a pessoa e ela “explode”. Esta “explosão” é chamada de “surto”. Porém, passado algum tempo (menos que um mês), tudo volta ao normal.


Durante os surtos pode-se perceber uma certa incoerência de pensamentos, a pessoa não consegue fazer relações lógicas entre associações, pode ter delírios ou alucinações e seu comportamento fica desorientado e desorganizado. Muitas vezes, pode apresentar comportamentos catatônico, ou seja, ficam imóveis por um longo tempo, com olhar perdido.

Há ainda uma mudança brusca nos afetos. Por ex: o que gostavam antes e agora, não gostam mais. A pessoa em quem confiavam plenamente, agora desconfiam dela. Isto causa perplexidade e confusão, não só para as pessoas psicóticas, mas para quem convive com elas também.


A forma como as pessoas reagem num surto não se deve somente ao motivo que o provocou (psicotraumática), mas muito das predisposições e características da personalidade dessa pessoa.  As reações psiquicas dependem do caráter da perturbação, mas também, na maneira como o sujeito encara suas frustrações, suas vontades e necessidades. Se tem dificuldades para aceitar e superar as frustrações, com certeza, suas reações diante de um fato desta natureza será mais anormal.

Outras vezes, o sujeito psicótico julga e emite opiniões sobre si mesmo e sobre os outros de acordo com suas contradições internas, suas angústias e sentimentos. Por isso, tem uma enorme dificuldade em se adaptar aos ambientes e aos grupos de pessoas que os formam e, consequentemente, o convívio social fica prejudicado.


Alguns sujeitos psicóticos preferem transferir todas as suas angústias, medos, dificuldades e fracassos para um objeto, animal ou pessoa e parecem sentir-se mais aliviados com esta atitude. Neste casos, negam o que sentem e culpam os outros, como se eles o perseguissem por um motivo qualquer. Mas, todas estas ideias lhe parecem reais e lógicas, embora sejam, na verdade, fantásticas e doentias.

O QUE CAUSA TUDO ISTO?

Geralmente, os surtos psicóticos atingem pessoas que se acham vítimas de outras pessoas ou de certas situações. São pessoas que estão sempre na defensiva. Quando algo dessa natureza acontece, confirma seus pensamentos. Diante disto, se desorganiza mentalmente e surta.

Segundo Kaplan, o fato ou situação é o elemento deflagrador da desordem, mas também envolve o biológico e o mental ou psicológico. 


Esta alteração psíquica é mais frequente em adolescentes e adultos jovens.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas com este tipo de psicose não devem ser enquadrada nas psicoses de outras naturezas e, portanto, mais graves. Isto porque, na visão dessa Organização, a pessoa deve estar passando por um momento emocional difícil e recente. Mas, não deixa de ser uma alteração psicótica e tem como causa os fatores ambientais.

 TRATAMENTO
 O tratamento é psiquiátrico.


Fonte:
Apontamentos de aula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA