OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ESQUIZOFRENIA


A esquizofrenia é uma doença mental grave. Caracteriza-se por pensamentos, percepções e emoções desorganizados, resultado de uma desorganização muito grande dos processos mentais, causando prejuízo nas relações interpessoais, sociais, familiares e no trabalho dos sujeitos.

O sentido de realidade e imaginação ficam tão confusos que os sujeitos não conseguem distinguir uma da outra e perdem o sentido de certo e de errado.

A doença se manifesta por meio de crises agudas, com sintomas intensos e com intervalos de aparente normalidade (remissão) quando os sintomas parecem desaparecer e os poucos que permanecem, não são tão fortes.

Geralmente, essa doença tem início no final da adolescência ou, na vida adulta, até os 40 anos e atinge homens e mulheres. É uma doença que deteriora a personalidade dos sujeitos, fazendo com que vivam num estado de demência, mais conhecido como loucura.

CAUSAS

As causas da esquizofrenia ainda são desconhecidas. Porém, sabe-se que fatores biológicos, genéticos e ambientais podem influenciar no seu aparecimento. Essa influência varia em diferentes graus, tanto para o aparecimento como para a evolução da doença. Estatisticamente, filhos de esquizofrênicos tem 10% de possibilidade de contrai-la, enquanto que para a maioria da população essa possibilidade equivale a 1%.

SINTOMAS

Os sintomas variam de um sujeito para outro. Alguns esquizofrênicos podem apresentar delírios. Isto é, formulam um pensamento ou ideia fixa, falsa, imaginativa e sem lógica e acreditam nela. Geralmente, são ideias de perseguições, místicas ou de grandeza, como nas psicoses. Outros, tem alucinações, como ouvir vozes que os “obrigam” a realizar certos atos ou, ter visões assustadoras. Mas, todos tem pensamentos e fala desorganizados, desconexos e ilógicos. Isto é, são incapazes de manter uma conversação com pensamentos em uma sequência lógica.

Os esquizofrênicos apresentam também uma incapacidade de mostrar suas emoções e sentimentos. A expressão de alegria, tristeza, orgulho, saudade (entre outras) são mornas e sem viço, podendo ser definidas como “indiferença”.


Os esquizofrênicos mostram ainda alterações comportamentais. Uns são mais impulsivos, agitados e agressivos. Outros são mais calmos, tranquilos e cordatos. Alguns podem falar sozinhos e em voz alta ou andarem nús em público. Alguns tentam o suicídio, agridem, xingam, quebram coisas porque se sentem (ou julgam ser) perseguidos. Outros, se auto-isolam, ou seja, perdem o interesse pelo contato com outras pessoas e evitam qualquer aproximação com outros seres humanos.

DIAGNÓSTICO

 O diagnóstico consiste numa entrevista com o sujeito e sua família onde é levantada sua história de vida, do relato completo e detalhado dos sintomas que apresenta, pois não existem exames que possam detectar as alterações mentais causadas pela doença.

O TRATAMENTO

O tratamento é o psiquiátrico, combinado com terapia ocupacional e arte-terapia. O remédio é o interesse, afeto e carinho. Não há, até o momento, cura para essa doença.

Fonte:

Apontamentos de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA