OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG)


A ansiedade é uma reação do organismo a um estímulo que nos parece desafiador. Essa reação funciona como um sinal de alerta diante de uma situação e podemos sentir: medo, dúvida, apreensão ou expectativa. Enfrentado o problema, relaxamos e não nos preocupamos mais. Por serem reações ocasionais são consideradas normais. Ficar apreensivo diante das provas do vestibular é um exemplo típico.

Muitas pessoas ansiosas podem: ter uma disfunção endócrina, ou seja, algumas glândulas produzem substâncias em quantidades maiores ou menores que o normal; seu sistema nervoso pode estimular ou relaxar diante de uma situação desafiadora, ou ainda, pode provocar a hipervigilância (ou consciência social). Esta hipervigilância se dá diante de situações banais e corriqueiras em que os outros estão presentes. Um exemplo fácil de ser entendido por qualquer adolescente é fazer uma pergunta ou dar uma opinião na sala de aula. Muitos deles não as fazem, não por vergonha ou timidez, mas por acreditarem que serão “zoados” pelos colegas ou, que os amigos o considerarão estúpido, impróprio e/ou ridículo. E pensando dessa maneira se omitem.

Todas estas formas de ansiedade são normais e passageiras. Porém, quando o corpo reage como preocupações e expectativas exageradas, persistentes, de difícil controle diante ou não de uma situação desafiadora. Mas, se forem seguidas de pelo menos três destes sintomas: inquietação, irritabilidade, tensão muscular, fadiga, perturbação do sono e dificuldade de concentração. Se tudo isso se apresentar com uma duração superior a seis meses, estamos diante de um TAG (transtorno de ansiedade generalizada).

Os sintomas variam de uma pessoa para outra. Outros sintomas como falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, palpitações, aperto no peito, dores de cabeça, desconfortos intestinais, sudorese exagerada, dores musculares também foram descritos por algumas pessoas, mas precisam ser confirmados.

O TAG atinge pessoas de todas as idades, do nascimento á velhice. As mulheres são mais propensas ao transtorno que os homens. E os prejuízos são grandes. A adaptação ás atividades sociais ficam dificultadas ou impedidas de acontecer. Há também prejuízos para o seu próprio bem-estar. Isto porque a pessoa com o TAG faz julgamentos antecipados e infundados dos gestos, as palavras e as atitudes dos outros. E é o medo desses julgamentos quem paralisa os sujeitos.

A vida emocional também fica prejudicada. A autoestima e autoconfiança são baixas, os sentimentos em relação a si mesmos são os de pouca valia e de opressão, os pensamentos são sempre preocupações negativas, são incapazes de lidar com incertezas e possuem a necessidade de saber o que o futuro lhes reserva.

Na parte comportamental também há prejuízos por que: nunca conseguem relaxar e desfrutar momentos de paz, quietude e tranquilidade; nunca podem ser eles mesmos pois estão sempre preocupados com o julgamento dos outros. Começam muitas coisas ao mesmo tempo e não terminam nenhuma. Apresentam dificuldades de expressão e são muito impacientes e temerosos. 

O tratamento é medicamentoso e inclui terapia comportamental cognitiva.


Fontes de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA