OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIANTE (TOD)

TRANSTORNOS DA ADOLESCÊNCIA (1)


Todo adolescente discorda de seus pais, seja com relação ás ideias que eles consideram ultrapassadas, com relação ás ordens por se considerarem que não são mais crianças ou porque acham exageradas, ou ainda, com relação às regras e limites que acham absurdas. Também é normal que os jovens queiram colocar os seus próprios pontos de vista. Sendo assim, discutem, reclamem, ficam chateados ou até violem regras e limites.

Porém, quando as discussões são excessivas, constantes, com com questionamentos desafiantes e provocativas, frequentes acessos de raiva e ressentimento e com recusas em cumprir as regras no sentido de irritar ou perturbar os pais, professores e colegas de turma é sinal de que algo não está bem com esse jovem.

Na escola, as notas despencam vertiginosamente e são frequentes as reclamações de indisciplinas e de agressões (verbais ou físicas) nas conversas entre os pais e a direção ou coordenação. A justificativa dos jovens para estes comportamentos agressivos são as frequentes queixas de estar sendo incomodado ou agredido pelos colegas e/ou perseguido pelos professores, nutrindo contra eles sentimentos vingativos e agressivos. Outro sinal deste transtorno é o fato de que apresentam dificuldade em fazer amizades e quando as consegue são pouco duradouras. Portanto, é necessário que os pais fiquem atentos.


Segundo pesquisas, as causas ainda não estão bem definidas. Pode haver uma predisposição natural do jovem (genética) e apareceriam traços desde a infância ou uma limitação no desenvolvimento de sua capacidade de pensar e agir, ou seja, uma dificuldade em se colocar no lugar do outro compreendendo que podem magoar ou ofender as pessoas. 

Por outro lado existe uma corrente de pensadores que determinam a influência do ambiente neste comportamento desobediente, agressivo e desafiador. Neste caso, a falta de regras e limites, a disciplina muito frouxa ou muito rígida, a superproteção ou a negligência educativa poderiam levar a estes comportamentos, piorando com o passar do tempo.

Este é um transtorno que se mostra muito comum nos últimos tempos e atinge de 2 a 16% de crianças e adolescentes. Infelizmente, este transtorno tem atingido em maior proporção os meninos, principalmente na infância. Já na adolescência e em igualdade de proporções, o TOD atinge ambos os sexos.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA