OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

VOCÊS SABEM O QUE É VIGOREXIA?

A vigorexia é um transtorno de comportamento e psíquico que causa uma desordem intima e que causa uma deformação na imagem corporal. Esse transtorno recebe o nome de "transtorno dismórfico corporal", também chamado de "Síndrome de Adonis". E como os sujeitos nunca estão contentes com seu próprio corpo ou como vêm esse corpo, por isso, produzem modificações corporais na busca do corpo perfeito. 


No entanto, como nunca se satisfazem, buscam compulsiva e obsessivamente a forma que acreditam seja a perfeita, pois sempre se acham magros em demasia, menos fortes ou com imperfeições a serem melhoradas.  

A principal característica do vogorismo é a baixa auto-estima produzida por uma cultura de culto ao corpo, por fracassadas formas de inserção social, por gozações de amigos. Geralmente, os primeiros sintomas ocorrem na adolescência sem que as pessoas percebam.

A preocupação em excesso por ganhar massa muscular implica em grandes períodos nas academias, levantamentos de pesos, rigorosas dietas á base de carboidratos, proteínas, gorduras, açúcares e complementos alimentares. E para que consigam obter o corpo dos seus sonhos, alguns fazem uso de anabolizantes.


Os vigoréxicos se distinguem dos fisiculturistas cujo objetivo é a prática do esporte. Os vigoréxicos apresentam uma ansiedade que buscam controlar por meio dos exercícios, acreditam que seu corpo é fraco mesmo  já tendo boa musculatura e da sensação de fracasso e de culpa quando, por algum motivo, não podem comparecer a academia. 

fisiculturistas

O tratamento deste transtorno deve ser 
feito por psicólogos.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA