OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 12 de março de 2013

A TRISTE REALIDADE DAS DROGAS ILÍCITAS



As substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas fazem parte das chamadas drogas ilícitas. Muitas delas podem ser consideradas como produtos lícitos de acordo com a cultura de cada país, portanto, o que é proibido no Brasil, pode ser considerado um produto comum e seu uso não tem qualquer restrição em outros  países.

São elas: a maconha, a cocaína, o crack, o ecstasy, o LSD, os inalantes, a heroína, os barbitúricos, a morfina, o skank, o chá de cogumelo, as anfetaminas, o clorofórmio, o ópio e muitas outras.

Estas substâncias causam enormes prejuízos ao organismo e, em especial, ao cérebro humano porque causam dependência. Como consequência física do uso constante ou abusivo: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão. Como consequências cerebrais: disforias, alterações nas funções motoras, perda de memória e lesões irreversíveis.

Por serem substâncias proibidas no Brasil, a produção, comercialização e consumo são considerados ilegais, por estarem diretamente ligadas á violência, ao crime de todas as formas e ao tráfico. Portanto, quem for pego produzindo, transportando ou comercializando sofre as penas rigorosas da legislação em vigor.

Quanto ao usuário, existe tratamento e, se não houver lesões cerebrais, o usuário pode voltar a ter uma vida normal. Mas, para isso, o auxílio medico e o apoio familiar são essenciais.  Os efeitos da abstinência são fortes, e por isto, o tratamento deve ocorrer em clínicas especializadas onde é feito um tratamento para o restabelecimento físico e psíquico realizado por médicos, psicólogos e psiquiatras. 

Conhecer como são produzidas, comercializadas, usadas, seus efeitos e tratamentos são de grande importância para as famílias. O desconhecimento faz com que as famílias lutem sozinhas contra um poder grandioso que acomete nossos jovens cada vez mais precocemente. Por isso, a partir de agora, vamos conhecer cada uma, seus efeitos para o corpo e para a mente e as formas de tratamento.

fonte:
http://www.brasilescola.com/drogas/drogas-ilicitas.htm

Um comentário:

  1. Sueli querida! Obrigada pelo carinho! Não se preocupe! Também estou retornando esta semana à blogosfera, pois estive algum tempo ausente, por motivos pessoais... Parabéns pelo post, impórtante e bastante esclarecedor e informativo! Uma abençoada semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA