OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O QUE SÃO DROGAS DEPRESSORAS?


As drogas depressoras são classificadas como lícitas porque a maioria delas é produzida e comercializada com finalidades medicinais. São elas: o álcool, sedativos, hipnóticos não barbitúricos, barbitúricos e opióides. O efeito dessas substâncias é a diminuição da velocidade do funcionamento cerebral.

Como já vimos, a ingestão de bebidas alcoólicas em grande quantidade é prejudicial e causa dependência. A cerveja, os vinhos, licores e todos os destilados se incluem nesta categoria. Seu principal componente é o etanol, resultado da fermentação de vegetais, frutas e grãos. O etanol é um liquido incolor, absorvido pelo intestino delgado e, em menor quantidade pelo estômago e cólon. Por isso, entra rapidamente na corrente sanguínea. Os efeitos do etanol se tornam mais visíveis dependendo da quantidade alcoólica ingerida, da massa corporal dos sujeitos e da quantidade de comida no estômago. Porém, se o álcool já está no sangue, não há o que amenize seus efeitos. O uso abusivo de álcool pode provocar desde uma sensação de calor até o coma ou a morte.

O uso do álcool causa desde uma sensação de calor até o coma e a morte dependendo da concentração que o álcool atinge no sangue. A ingestão de álcool associada ao consumo de outras drogas ou o inverso disto pode levar ao aumento dos efeitos e causar morte. O período de abstinência provoca nervosismo ou irritação, sonolência, sudorese, diminuição do apetite, tremores, convulsões e alucinações.

Faz parte deste grupo uma lista de medicamentos usados como sedativos do grupo dos “não barbitúricos”.  Seu componente principal é um agente que substitui os barbitúricos. E podem ser classificadas como benzodiazepínicos, paraldeídos e brometos. Embora tenham uso restrito, o consumo excessivo destes medicamentos provoca a dependência.

A função dos benzoadiazepínicos é atuar na inibição de determinados neurotransmissores cerebrais fazendo a atividade cerebral tornar-se mais lenta. Sonolência, tonteiras, prostração, falta de coordenação motora, confusões mentais, amnésia de ações quase imediatas, mudanças no sono são efeitos comuns e esperados. No entanto, podem ainda aparecer efeitos colaterais: dores de cabeça, fraquezas, visão turva, vertigens, náuseas e vômitos, desconforto epigástrico, diarréias, dores torácicas e articulares e a incontinência urinária. Ingeridos em quantidades excessivas provocam a inconsciência, o coma e a diminuição da capacidade respiratória e cardiovascular (que pode levar à morte). Esta substância está presente nos seguintes medicamentos: Librium (ou Clordiazepóxido), Valium (ou Diazepam), Rivotril (ou Clonazepam) e Lorax (ou Lorazepam).

O paraldeído é igualmente um liquido incolor. Porém tem cheiro forte e gosto desagradável o que torna seu consumo exagerado bastante raro. Mas, não são descartadas as superdosagens.  Como é um hipnótico eficaz e rápido, um poderoso anticonvulsivante e limitante da ação motora nas convulsões é utilizado no tratamento de epiléticos e na abstinência de álcool e de barbitúricos em usuários em recuperação. No entanto, em caso de superdosagens (acidentais ou não) pode causar uma diminuição das funções do sistema nervos central, respiração ofegante, acidose, gastrite hemorrágica, hepatite tóxica, nefrite e edema pulmonar. Na abstinência desta substância causa tremores, delírios e alucinações.

Os brometos são utilizados como componente dos sedativos e diuréticos. Causam dependência também. Sinais de intoxicação por brometo é comum. Em superdosagens pode aparecer vermelhidão na pele, diminuição das funções do SNC, delírios e/ou alucinações. Não é uma substancia menos perigosa que as anteriores e todo medicamento que a contém deve ser ingerido com moderação.

Os barbitúricos foram utilizados por muito tempo no tratamento da insônia. Deixou de ser utilizado após a substituição pelos não barbitúricos, por mortes por ingestão acidental e pelo uso em homicídios e suicídios. Mas ainda é um potente anticonvulsivante e está presente na anestesia geral. Os barbitúricos são obtidos por uma mistura condensada de derivados do ácido malônico e da uréia e ainda existem presentes em medicamentos como o Amytal, Veronal, Butiso, Gardenal, Luminal, Evipal, Mebaral e outros.

Atua diretamente no SNC como sedativo e anestésico cirúrgico. Porém, causa sonolência e relaxamento (efeito sedativo) dependendo da dose utilizada. Em superdosagens, pode levar à morte. Pode ser ingerido por via oral (drágeas), por via intramuscular e intravenosa. Os efeitos depressores aparecem entre 30 segundos a 15 minutos dependendo do barbitúrico e dose utilizada e é metabolizado pelo fígado e excretados pela urina.

A morte por barbitúrico ocorre por doses excessivas. O envenenamento grave por barbitúrico apresenta os seguintes sintomas: estado comatoso, respiração lenta podendo ser curta e rápida, baixa pressão sanguínea, baixo número de batidas cardíacas, pulso fraco, pupilas aumentadas e reativas a luz, volume de urina diminuído. Aparecem a insuficiência renal e complicações pulmonares necessitando tratamento como suporte.

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA