OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O QUE É PRECISO SABER SOBRE DROGAS INALANTES




Há séculos, as drogas inalantes são utilizadas pelos homens. Registros desse uso foram achados e comprovam que já na antiguidade a finalidade era obter um estado alucinatório às quais eram entendidas como comunicações divinas. Uma estatueta mexicana, com idade aproximada de 2000 anos, mostra um homem utilizando um cachimbo para inalar o rapé, uma substância psicoativa. Hoje em dia, o objetivo de uso não se modificou. Os usuários ainda continuam buscando um estado de excitação e euforia.

Os inalantes formam vasto grupo de diferentes substâncias e a grande maioria é derivada do petróleo. São substâncias lícitas e facilmente encontradas no comércio, pois seu objetivo principal é a fabricação de produtos industriais e domésticos.

A lista dos produtos de uso doméstico é grande: aerossóis, sprays de cabelos, desodorantes, esmaltes de unha, vernizes, limpadores de forno e de carpetes, polidores de móveis e carros, ceras para assoalho, graxas de sapato, fluídos de isqueiros, ambientadores, gasolina, querosene, removedores, éter e o álcool são apenas alguns.

Já os de uso industrial são: acetona, benzeno, benzina, cola de sapateiro e de aeromodelismo, clorofórmio, errorex, fibras sintéticas, gasolina, lança-perfume (mistura de éter com clorofórmio), metanol, óxido nitroso (um gás hilariante), querosene, tetracloreto de carbono (tira-manchas e limpeza de tapetes e carpetes), thinner, tolueno e tintas em geral. Estas substâncias precisam ser diluídas em solventes antes de serem inaladas.

A utilização dessas substâncias como “drogas inalantes” é, portanto, um objetivo secundário e que foge á regra. Por serem voláteis (evaporam rápido em contato com o ar) podem ser inalados (aspirados ou cheirados) em qualquer lugar e em qualquer recipiente.

O usuário encontra bastante facilidade em obter estas drogas, pois, além de ser comercializada sem qualquer restrição em mercados e supermercados, também são encontradas nas próprias residências. São vulgarmente conhecidas como: “cheirinho da loló”, “cola de sapateiro”, “cheirinho de morro” ou, simplesmente, “cheirinho”. Estas, são fruto de várias misturas e seu consumo é ilegal.

OBS: Nem sempre essas drogas são cheiradas. Elas também podem ser bebidas e causam os mesmos efeitos.

QUE EFEITOS ESSAS DROGAS PRODUZEM?

Aspiradas casual ou esporadicamente podem provocar irritação na garganta e olhos. Para alguns alérgicos, pode ocorrer um bloquei na respiração. Por isso, nas embalagens dos produtos mais tóxicos vem recomendação de somente usar após a retirada de crianças, idosos e animais.

Quando o uso é contínuo, as substancias provocam alterações mentais (alucinações) e/ou efeitos de conduta como inquietação, ansiedade, impulsividade, agressividade, perda do autocontrole, vertigem, sonolência, confusão, distorção do tempo e das cores, delírios, tremores. Com o tempo pode aparecer: fraqueza muscular e perda da coordenação motora por causar uma paralisia dos nervos cranianos e periféricos. Segue-se ainda perda de consciência, lesão cardíaca e no fígado, coma, convulsões e estados depressivos. Outros efeitos inesperados e indesejáveis também podem ocorrer. Estas drogas são viciantes e causam dependência.

FIQUE ALERTA:
A aspiração em si não causa a morte do usuário. Mas, ela pode ocorrer por conta dos efeitos colaterais que produz. 

DESCONFIE: 
- Se os produtos de limpeza começarem a terminar antes do prazo esperado
- Se sumirem de sua prateleira ou do armário
- Se encontrar um desses produtos escondido em cantos escondidos no quarto dele ou dela.
- se o filho ou filha apresentar irritabilidade, agressividade ou qualquer outra mudança de comportamento
- seu filho ou filha era alegre e risonho(a) e agora está assim:


HÁ TRATAMENTO?

Sim, há. E existem vários tipos. Mas, todo e qualquer tratamento deve ser realizado por especialistas na área. Isto porque os inalantes causam a Síndrome de Abstinência, caracterizada por efeitos desagradáveis como agitação, irritação, agressividade, náuseas, vômitos, perda do apetite, tremores e tonturas.


Fonte:
http://www.brasilescola.com/drogas/inalantes.htm
www.cenpre.furg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA