OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O CIGARRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS


DROGAS LÍCITAS - TABAGISMO

O tabaco ou fumo é uma das muitas drogas lícitas, ou seja, daquelas tem a produção, comercialização e consumo permitidos por leis federais. O tabaco aparece na forma de cigarros ou charutos.
A forma mais consumida é o cigarro. Sua comercialização uma fonte de renda bastante lucrativa aponto dos fabricantes se tornarem ricos, prestigiados e poderosos. Estes se orgulham das elevadas cifras que amontoam, sem que se preocupem com os milhões de vítimas que fazem a cada ano. Ao contrário, querem conquistar mais público para substituí-los. E, infelizmente, um público cada vez mais jovem. Usam, para isso, uma propaganda enganosa de prazer, sucesso pessoal, status elevado, elegância, virilidade e de conquistas.
O consumo de cigarros não só é perigoso para os usuários, mas para quem convive com eles. Pesquisas realizadas (desde 1993) têm apontado para índices elevados de câncer de pulmão, garganta, boca, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero causado pelo cigarro. O mesmo risco atinge as pessoas não fumantes que inalam a fumaça, seja das baforadas ou do cigarro em repouso num cinzeiro.
O cigarro também causa problemas em seus usuários e agrava o estado de saúde em pessoas que sofrem de asma, bronquite e pneumonia e que aspiram a fumaça. Idosos e crianças pequenas são os mais atingidos porque são menos resistentes.
O consumo de cigarros provoca ainda: derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, osteoporose e infecções dos ouvidos. O fumo gravidez provoca o nascimento de bebês com baixo peso. 

PORQUE O CIGARRO CAUSA DEPENDÊNCIA?

Na fabricação dos cigarros são utilizadas mais de 700 substâncias químicas, cuja listagem é mantida em segredo. Entre elas estão metais pesados, inseticidas e pesticidas que, por serem tóxicos e ilegais, seus resíduos não podem ser jogados nos aterros sanitários. A queima dessas substâncias produz cerca de outras 4000 substâncias liberadas no ar pela fumaça. Dentre elas estão acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Dessas, 43 são cancerígenas e comprovadas por estudos científicos.

Desde 2002, o governo brasileiro têm obrigado os fabricantes a estamparem, nos maços de cigarros, imagens chocantes dos resultados deste consumo. Mas, ainda assim, o consumo é grande.

PARANDO COM O VÍCIO 

Tornar-se dependente é rápido. A mistura das substâncias altamente tóxicas é quem causa a dependência. O difícil é parar de fumar. Mas, não é impossível. Milhões de pessoas já largaram e outras tantas já se decidiram ficar livres da nicotina.

Portanto, é preciso que todo fumante que larga o vício passa por um período de abstinência. E isto traz algumas consequências como: ansiedade, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, insônia, distúrbios estomacais, fome, desejo de fumar, dificuldades de concentração e tremores. Para muitos, o período de abstinência é bastante estressante. Mas, com força de vontade, em poucos dias tudo passa.

 PARA AJUDAR A ELIMINAR A NICOTINA DO ORGANISMO: 

-  É bom tomar bastante água (mas, aos poucos e várias vezes ao dia).
- Todas as vezes que sentir vontade de fumar, faça algo que goste para mudar o padrão de comportamento. Se ceder a esse impulso, recomece novamente. Comer frutas e legumes (cenoura crua ou tomate) também ajuda a fazer com que a vontade de fumar passe.
- Largar o vício para sempre é bem diferente do que ficar algumas horas ou um dia ou dois sem fumar. Para isso, coloque metas a você mesmo: um dia, depois uma semana, um mês e assim por diante até que consiga.
- Se a ideia de que parar de fumar engorda é o que mais incomoda, lembre-se que os benefícios com a parada são maiores e mais saudáveis.

Se optar por deixar de fumar saiba que:

  1. Os batimentos cardíacos e a pressão arterial voltarão ao normal em 20 minutos.
  2. As chances de infarto começam a reduzir após 1 dia de abstinência. E, a cada novo dia, a redução é maior.
  3.  Consegue-se uma melhoria respiratória e aumento dessa capacidade com 3 dias de abstinência
  4.  A tosse e infecções das vias aéreas vão cessando após o primeiro mês sem fumar. Cessam totalmente de 9 a 10 meses. A capacidade física também. Mas, depois do 1º mês, já é possível notar uma boa diferença.
  5.  O risco de doenças coronarianas fica reduzido em 50% no primeiro ano. Ficam reduzidas as chances de contrair câncer após o 10º ano de abstinência.
  6. Em 10 a 15 anos, as chances de ter problemas cardíacos são iguais aos de um não fumante.

Caso não consiga sozinho, procure um médico e faça um tratamento antitabagismo. O médico lhe dará todas as instruções adequadas.

" EVITE QUE ELA CHEGUE ANTES DA HORA"

fontes:


Revista Brasileira de Psiquiatria -Print version ISSN 1516-4446

PETTA, Ana Cecília. MARQUES, Roselli.S.CRUZ, Marcelo. “O ADOLESCENTE E AS DROGAS”. Pesquisa da Unidade de Dependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UDED?Unifesp) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Acesso em janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA