OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CUIDADOS COM AS ADOLESCENTES GRÁVIDAS


Mesmo com toda aceitação e compreensão de uma gravidez precoce é preciso ficar atento a alguns sinais que podem ser muito importantes e que afetam o bebê que está sendo gerado. Esses sinais são provenientes de aspectos físicos, psicológicos e sociais e por isso mesmo a gravidez deve ser muito bem acompanhada para que não haja riscos nem para a futura mamãe ou para seu filho.

São de aspectos físicos as anemias e doenças hipertensivas (especificas da gravidez) e que podem causar partos prematuros e com baixo peso. As anemias são frequentes devido a hábitos alimentares inadequados. Tanto uma como a outra podem ser corrigidas e controladas com um bom atendimento pré-natal.


GRAVIDEZ NÃO É DOENÇA e, portanto, a gestante deve praticar atividade física adequada a cada etapa gestacional, cuidar do corpo e da higiene oral e corporal. Queixas como sonolência, cansaço, câimbras e náuseas são comuns e requerem adaptação. Elas ocorrem porque o corpo se modifica para levar a gravidez a termo. Esses desconfortos não podem ou devem ser confundidos com doença, pois não são. Portanto, devem ser evitados a ingestão de medicamentos sem que sejam indicados pelo médico.

A ingestão de analgésicos (a base de codeína, oxicodona ou de hidrocodona) aumentam o risco de malformações fetais tais como: problemas cardíacos, espinha-bífida, hidrocefalia, glaucoma congênito e a gastrosquise ou "estômago fendido" . A gastrosquise é um defeito que apresenta uma fenda na parede abdominal e que deixa a mostra o estômago e os intestinos. Por isso, o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e o nosso. No Brasil, os medicamentos denominados por Tylex, Codein, Vicodil, Codex e Belacodid (com venda restrita) e os de venda livre como  Voltaren, Nimesulida, Profenid e Indometacina devem ser evitados porque possuem a codeína e seus derivados como substância principal.

Antibióticos também devem ser evitados. A maioria dos antibíóticos que tem como componente principal a sulfa, também causam malformações nos fetos.  Por isso, dependem da avaliação da necessidade, do acompanhamento e controle do médico para que o bebê sofra o menor risco possível. O menos inofensivos são os antibióticos a base de penincilina.

Algumas viroses contraídas pela mãe durante a gravidez e causadas pelo "citomegalovírus" podem prejudicar a audição do bebê ou provocar a deficiência intelectual e a paralisia cerebral. O grau das perdas auditivas podem variar em leves, moderadas e graves ou agravar um problema auditivo se o bebê for contaminado logo após o nascimento.

A transmissão dessas viroses se dá por contágio. Se a grávida já estiver contaminada e engravidar, os riscos para os bebês são menores do que se o contágio acontecer depois da gravidez. Por isso, durante os primeiros meses de gravidez deve-se evitar o contato com pessoas gripadas e que estejam espirrando ou com tosse. Devem ser evitadas também as transfusões de sangue.

Na próxima postagem:- aspectos psicológicos e sociais

fonte
http://www.corposaun.com/gravidez-adolescencia/2868/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA