OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A EPIDEMIA DAS DROGAS


Desde que o mundo é mundo, a humanidade tem consumido drogas. No entanto, os índices nunca foram tão alarmantes quanto nos dias de hoje. Por isso, tem sido visto pelos governos como um grave problema social. Um problema que envolve vários setores como a saúde pública, a educação e a economia dos países, pois trazem consequências desastrosas para os jovens, para suas famílias e para a sociedade como um todo.

Dados estatísticos concluem que jovens e crianças tem feito uso delas com certa frequência e variável de acordo com o sexo. Mas, o que mais nos assusta é ver em casa, nas escolas e nas ruas esses jovens drogados.

Discorrer sobre drogas e dos seus vários tipos é bastante complexo. Isto porque quando se fala em drogas, nossos pensamentos nos encaminham para as mais pesadas e ilícitas e nos deixam acreditando que só elas importam. Achar que uma droga é melhor ou pior que outra é um mito que precisa ser extinto. Todas as drogas são ruins e todas trazem consequências porque são viciantes, causam dependência, alterações celulares, doenças e morte prematura.

TIPOS DE DROGAS

As drogas se dividem e se classificam em dois grandes grupos: as lícitas, consentida e valorizada pela sociedade e as ilícitas, abominadas por todos.

AS DROGAS LÍCITAS´as mais comuns  são o álcool e o tabaco, mas há outras. Estas continuam sendo as mais utilizadas e encabeçam qualquer lista estatística. Durante muito tempo, beber e fumar foram vistos e valorizados como uma forma de status social.

Uma pessoa bem sucedida na vida fazia uso de bons vinhos, conhaques, runs e whisk. Propagandas nas televisões do mundo inteiro mostravam essas pessoas rodeadas de gente rica e bonita, ao lado de carros de última geração e caros, de muito dinheiro, viagens e negócios polpudos. Que jovem não queria tudo isso para si? No entanto, associados a tudo isto estavam embutidos o consumo abusivo, os acidentes no trânsito e a violência.

AS DROGAS ILÍCITAS se subdividem em outros grupos: as inalantes, as injetáveis, as tranquilizantes, as psicotrópicas e as alucinógenas. Todas estas desencadeiam uma série de sensações, emoções e sentimentos com importante sofrimento psíquico e mudanças no comportamento. Associado a elas estão: a dependência, a degradação humana, uma série de doenças físicas e psíquicas, a violência e as mortes prematuras.

Trataremos sobre cada uma delas e seus efeitos nas próximas postagens.

Fontes


Revista Brasileira de Psiquiatria -Print version ISSN 1516-4446

PETTA, Ana Cecília. MARQUES, Roselli.S.CRUZ, Marcelo. “O ADOLESCENTE E AS DROGAS”. Pesquisa da Unidade de Dependência de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UDED?Unifesp) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Atenção ao Uso de Drogas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Acesso em janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA