OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA ADOLESCÊNCIA NORMAL


Por mais segura, tranquila e emocionalmente estável que tenha sido a infância, nenhum adolescente passa incólume por esta fase agitada e confusa. Todo adolescente estanha as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem nesta fase e sente-se perdido. Estranham-se porque já não reconhecem a criança que foram. Sentem medo porque não sabem o que vai acontecer porque mudanças são radicais.

Os jovens agitam-se por conta dos hormônios que começam a funcionar e passam a sentir sensações e desejos que não sentiam antes. As novidades, idealizações, esperanças e desejos são muitos.

A família que sempre fora seu alicerce, sua segurança e seu apoio já não são suficientes para aplacar os seus anseios. E começam os atritos. A comunicação com a família diminui e o jovem se distancia, seja por isolamentos voluntários passando horas trancado em seu quarto, seja por saídas com os amigos e voltando para casa cada vez mais tarde.

Os pais percebem o afastamento dos jovens e tentam frear esse distanciamento. Mas, os jovens reagem com a rebeldia, e muitas vezes, com agressividade.

Os jovens precisam encontrar alguém com que possam se identificar. Precisam de apoio, de companhia, de alguém que seja ouvinte de suas queixas e conselheiro. E quem melhor para isso do que os amigos?

Os amigos estão passando pelos mesmos problemas, conflitos e confusões. São pessoas que melhor os compreendem porque experimentam as mesmas novidades, dividem as mesmas angústias e compartilham as mesmas ideias, pensamentos e sentimentos.

Na puberdade os amigos pertencem ao mesmo sexo. Repudiam e hostilizam declaradamente os grupos do outro sexo. Reúnem-se para brincar, falar de amenidades e coisas supérfluas e para contar vantagens sobre as pequenas aventuras que vivenciam.

Um pouco mais tarde, ocorre o entrosamento com o sexo oposto. Meninos e meninas passam a fazer parte do mesmo grupo de amigos. È uma época esquisita esta: pois cada um procura chamar a atenção para si. É por isso que falam alto, gritam os nomes dos outros na rua, riem, gargalham ou choram à toa. Ás vezes se parecem com as crianças que foram, mostram-se dependentes e carentes. Outras vezes, portam-se como pessoas adultas e experientes. Mas, é uma fase de alguns poucos meses de duração. Depois se aquietam, ficam mais centrados em si mesmos. O grupo se afina envolvidos por desejos comuns.

Algum tempo depois, o grupo se desfaz motivados por laços amorosos ou pela busca dos horizontes profissionais. E a cada etapa vencida, o jovem se torna cada vez mais independente.

A família e os amigos possuem papéis importantíssimos na vida dos adolescentes, pois suas influências ajudam a consolidar os valores morais e sociais que perdurarão para a vida toda. (Fierro,1995). O autor ainda afirma que, alguns valores que o grupo considera como importante se chocam, muitas vezes, com os valores que a família preza. Mas, que este choque não influencia de maneira decisiva na vida dos jovens. Mas, que vai depender da escolha voluntária de cada jovem, manter ou não os valores do grupo.

O carinho, a amorosidade e segurança que os pais proporcionam, é importante em qualquer idade. Embora os jovens saibam e gostem disto, muitas vezes, se rebelam contra atitudes superprotetoras que os progenitores insistem em manter.

Fonte:
FIERRO, Alfredo. Relações sociais na adolescência in COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia evolutiva. Artes médicas. V.1. Porto Alegre: 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA