OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

- “SOU DI MENOR”


A cada dia temos notícias de que “menores” estão envolvidos em furtos e atos violentos. Por que isto acontece?

A questão do menor infrator é, sem dúvida alguma, uma questão delicada e complexa. “È a família que não sabe educar”, dizem uns. “È um problema da sociedade que é injusta”, dizem outros. “É a escola que não educa direito”, dizem uns terceiros. Mas, qual é a verdade?

A verdade é tudo isto junto. As sociedades estão doentes e o sintoma dessa doença é a violência. As causas: educação permissiva ou castradora demais no seio familiar, falta de oportunidades sociais, de trabalho, de educação formal, de vivência cultural, de religiosidade, de valores morais etc.

 Antigamente, diziam que a maior causa era a pobreza. Os jovens enveredavam por caminhos errados porque a miséria os levava a isto. E hoje? Não só os jovens de baixa renda, moradores das favelas e dos bairros das periferias urbanas se deixam levar por caminhos escusos, mas também, os de classe média e os da classe alta que têm tudo do bom e do melhor, estudam em colégios famosos e caros, viajam constantemente e conhecem mais o exterior do que o próprio país.

Jovens que começam com pequenos furtos e em pouco tempo assaltam bancos. Que batem num desafeto ou que tocam fogo num morador de rua. Que experimentam desde um gole de cerveja a drogas pesadas. Que enfrentam, pais e polícia, com armas em punho.


E, diante de tudo isto, aflitos e sem respostas, os pais perguntam: Como educar os filhos para que isto não ocorra na minha família? 

Infelizmente, não tenho respostas prontas. Nem eu, nem ninguém. Por isto, decidi por começar um novo assunto: o dos “MENORES INFRATORES” para refletir e compreender, juntamente com vocês, as causas e as consequências deste problema. 

Um comentário:

  1. Delicado não é.
    E,além do menor responder pelo ato,os pais,ou responsáveis também devem ser responsabilizados e fixados.

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA