OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 26 de maio de 2012

PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER NAS MAMAS (1)


Embora a maioria das meninas desenvolva as mamas de maneira saudável, alguns problemas podem vir a acontecer. Os problemas que ocorrem nas mamas podem ser inofensivos ou não. Nosso objetivo não é de alarmar, mas de alerta, pois somente a conscientização pode evitar males maiores.

CASOS INOFENSIVOS

DOR

Algumas meninas, durante o desenvolvimento mamário podem se queixar de dor em uma ou em ambas as mamas, especialmente dias antes da menstruação. Esse incômodo se deve a uma ativação hormonal nesse período e, quando a menstruação inicia, a dor passa. Caso ela continue após o período menstrual é bom procurar um médico.

CAROÇOS E INCHAÇOS

Antes do período menstrual, algumas meninas sentem pequenos caroços e as mamas parecem inchadas.

Os caroços são pequenos cistos, isto é, pequenas bolsas cheias de líquido. A sensação é de uma pequena bolinha ou nó. Aparecem ao redor das mamas ou nas axilas e tendem a desaparecer quando a menstruação tem início. Isto acontece porque há mudanças hormonais nessa época.

Algumas jovenzinhas e mulheres desenvolvem um tipo de material fibroso que fica grosso dentro da camada gordurosa que forma a mama, e se assemelha a um nó, especialmente na época da menstruação, por causa das mudanças hormonais. Porém, se persistirem, procure um médico. Ele lhe dirá do que se trata e você poderá tirar todas as dúvidas.

SECREÇÕES E SANGRAMENTOS

Algumas vezes pode acontecer de a menina passar a mão sobre as mamas (ou numa delas) e sentir que estão úmidas ou sangram. Isto é decorrente das variações hormonais que ainda não se completaram. Logo desaparecem. Porém, se persistirem procure um médico para saber porque isto ocorre.

IRRITAÇÃO NOS MAMILOS

Alguns tecidos podem provocar reações alérgicas. Os mamilos (bico das mamas) ou a auréola (círculo em torno dos mamilos), podem ficar irritados ou ressecados. Em alguns casos, podem provocar coceiras, rachaduras e sangramentos. Para evitar isso, é preferível substituir os sutiãs de lycra pelos de algodão que são mais maleáveis e mais confortáveis. Vale também o uso costumeiro de loções e cremes hidratantes.  Caso persista, procure um médico.

MAMILOS INVERTIDOS

Os mamilos parecem que, em vez de apontar para fora, parecem apontar para dentro. É mais ou menos comum no início do desenvolvimento mamário, Com o desenvolvimento, assumem a posição natural. Caso não aconteça, procure um médico.

PELOS NAS MAMAS

Algumas meninas reparam que alguns pelos crescem em torno da auréola ou do bico. Acham feio e tentam retirá-los. Mas, esta atitude pode criar outros problemas, como o de provocar uma infecção ou de encravá-los. Procure alguém especializado.

ESTRIAS

Com o crescimento rápido, a pele estica para acompanhar o desenvolvimento. E pode perder a elasticidade. Aparecem então,listras avermelhadas ou brancas. Com o passar do tempo, elas clareiam, mas não somem. Se elas incomodarem, procure tratamentos possíveis em clínicas de estética. Para que não aconteçam, hidrate sempre a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA