OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 5 de maio de 2012

FALAR SOBRE SEXO: um “dever” dos pais



Independente das conseqüências educativas, os jovens adolescentes crescem e seu corpo vai apresentando maturações que são impossíveis de controlar porque fazem parte da natureza humana. Mas, esse desenvolvimento varia de pessoa para pessoa, podendo acontecer na época prevista, um pouco antes ou um pouco depois. Até aí, tudo ocorre normalmente. A preocupação é com a aceleração ou demora excessivas destas modificações. Neste caso, é necessário a consulta a um médico para diagnosticar a causa. Por isto, os pais devem estar atentos.

Para que os pais fiquem atentos é necessário “conhecer”. E pais bem informados evitam uma série de problemas e orientam melhor os filhos.

Independente da espécie, todos os seres vivos nascem, crescem, reproduzem e morrem. Com os seres humanos isto não é diferente. E nesse tempo limitado, produzem descendentes capazes de se reproduzir que, por sua vez, também reproduzirão.

É esta consciência que devemos ter quando educamos um adolescente para informá-lo e orientá-lo de forma sadia e adequada, sem dramas e preconceitos. Isto porque a reprodução da espécie humana é a única que envolve uma troca de carinhos prazerosos expressos na intimidade entre duas pessoas. Portanto, a relação sexual e a reprodução humana devem acontecer através de um ato responsável e consciente, pois desse ato poderá surgir um novo ser humano.

O SISTEMA REPRODUTOR

O sistema ou aparelho reprodutor ou, ainda, sistema genital é formado por um conjunto de órgãos destinados à reprodução para garantir a continuidade das espécies. Por isso, está presente não só no homem, mas em todos os animais e plantas. Portanto, não se deve ter constrangimento em se falar dele com os filhos.

Os sexos variam de espécie para espécie. Apresentam variações significativas para que haja uma combinação do material genético que formará os descendentes. Na espécie humana os órgãos sexuais incluem o pênis e a vulva (visíveis externamente), os testículos e ovários, dutos e aberturas, além de uma série de outros órgãos internos.

O sistema endócrino atua em conjunto com o sistema reprodutor liberando hormônios que atua no desenvolvimento de certas características sexuais secundárias que completa a diferenciação dos seres.

O SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O sistema reprodutor masculino é formado por um conjunto de órgãos que se localizam na região pélvica, situam mais externamente no corpo, para facilitar o processo reprodutivo.
Sua função principal é a produção dos espermatozóides. Os espermatozóides (ou esperma) prontos e maturos ficam armazenados nos testículos, numa região chamada de “escroto”. Essa região apresenta uma temperatura regular que os mantém vivos e atuantes.  Já os que ainda não maturaram ficam noutra região chamada “epidídimo” para que completem seu desenvolvimento e amadureçam.
Uma série de glândulas produz o líquido ejaculatório e são elas: as vesículas seminais, a próstata, e a glândula bulbouretral. Para a cópula (deposito do esperma) estão o pênis, a uretra e os canais deferentes (canais de saída).

Como características sexuais secundárias estão: a estrutura muscular mais forte, o tom grave da voz,  pelos no corpo e na face (barba e bigode), ombros largos e o pomo-de-adão. Os hormônios importantes que determinam essas características são: o andrógeno e a testosterona.

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Com uma série de órgãos localizados internamente na região pélvica está o sistema reprodutor feminino. É composto pelos ovários (produtores dos óvulos), pelo útero (onde se dá o desenvolvimento do óvulo fecundado)  e pela vagina (órgão receptor do esperma).

Os óvulos permanecem nos ovários desde a sua formação até estarem prontos. Mas, não amadurecem todos de uma vez. A maturação é, normalmente, de um único óvulo em períodos regulares de 28 a 30 dias. Raramente, ocorre a maturação de mais de um óvulo.

Ligando os ovários ao útero existe um canal denominado “tuba uterina”. Sua finalidade é levar o óvulo para ser fecundado e depositá-lo no útero. 

Quando o óvulo é liberado, o útero se prepara para recebê-lo. É o chamado endométrio. Quando está fecundado, no útero se dá o desenvolvimento fetal. Quando não, o próprio corpo faz uma limpeza e a expulsa os resíduos dessa preparação por meio da menstruação.

A vagina é formada pelos grandes e pequenos lábios e pelo clitóris. Inclui-se a participação da uretra, como órgão auxiliar. Durante as carícias preparatórias e durante a relação sexual, as glândulas de Bertholin fabricam um muco (liquido espesso) que age como lubrificante.

As principais características femininas são: menor estatura, mais tecido adiposo (principalmente, na região dos quadris) e mamas mais avolumadas. Os hormônios determinantes destas características secundárias são: o estrógeno e a progesterona. As mamas são importantes nos cuidados maternais.

fonte:
livros de biologia do Sistema de Ensino "Ser" - ed. Moderna

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