OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 21 de março de 2012

OS AMIGOS E SUA INFLUÊNCIA


Comportamento no inicio da  adolescência (II)

A partir dos 9 ou 10 anos as crianças já despertam o interesse pela companhia dos amigos. É ainda um pequeno grupo de 2 ou 3 elementos. Eles gostam de brincar juntos. Mas, nem sempre esse grupo é constante, Basta uma rusga qualquer para que “fiquem de mal” e mudem de parceiros. Isto é comum porque estão se conhecendo e verificando com quais elementos a personalidade e  temperamento se afina.

Ao entrar na puberdade, o grupo de amigos se torna mais estável. Já existe a necessidade de um estabelecimento dos vínculos sociais. E é por meio desses vínculos que os jovens se preparam para iniciar o processo de separação da família. (SELENE, n.d). Por estarem muito mais ligados ao ambiente que anteriormente, esse vínculo traz novos valores que logo são incorporados. É por isso que os jovens se preocupam tanto em ser aceitos num grupo.

Pertencer a um grupo é extremamente importante para os jovens adolescentes. Neles, os jovens sentem-se mais á vontade para conversar sobre vários assuntos, resolver dúvidas e observar atitudes. No grupo, desenvolvem habilidades de trato social, definem sua identidade, amadurece e se integra no mundo dos adultos. È o grupo quem apóia o jovem a libertar-se do controle familiar, a se tornar mais capaz e obter a autonomia.

Dentro do grupo, os jovens podem observar as características comuns a todos os de sua idade e reconhecer os que eles têm em comum e as diferenças existentes tanto nos outros, quanto em relação a si mesmo. (MINELLI, n.d). Embora adquiram as características desse grupo, o jovem adolescente quer mostrar seu próprio modo de ser, ou seja, o seu estilo. (BALLONE, 2003).

Saber que o filho(a) faz parte de um grupo não deve ser motivo para que os pais ou responsáveis se preocupem, principalmente, quando o jovem é bem orientado e o ambiente familiar é sadio e afetuoso. A autoridade dos pais deve prevalecer. Não como ordens e proibições, mas transformada em conversas e explicações justificadas, pois são essas regras que nortearão sua vida adulta e nas dificuldades que enfrentarão. (MINELLI, n.d).

Fonte:

BALLONE GJ. Depressão na Adolescência – in PsiqWeb, Internet,  revis-to em 2003. Recuperado em 01 outubro de 2004: http:// sites uol. Com.br/ gballone/ adoelesc. 2 html

MELO, Lucylle Fróis de .”Uma visão fenomenológica sobre os limites na adolescência”, Relatório de Estágio.

MINELLI, Aparecida Luciana – O Adolescente. Recuperado em15/10/04: http:// www.drogas.org.br/adolescer.htm

SELENE, Schwalb Olívia Maria. (n.d). Até onde vai o pânico. Recuperado em 10 de novembro de 2004: http://www.Adolescênciana relação pais e filhos. htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA