OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 17 de março de 2012

O COMPORTAMENTO NO INÍCIO DA ADOLESCÊNCIA (I)



Lembramos novamente que a adolescência é uma etapa que vai dos 11  a 12 anos (ás vezes, até antes) e vai até os 18 ou 19 anos, quando entra na idade adulta. A puberdade é a parte inicial da adolescência.

Nesta primeira parte, as pessoas dessa idade já não se sentem mais crianças, mas também, não se sentem adultos. Este “não saber” onde se posicionar e “não se identificar” com uma idade ou outra, promove uma certa confusão emocional, onde prevalece o sentimento de insegurança.

As alterações hormonais os deixam sensíveis e acarretam períodos de intensa energia física. È, portanto, esse potencial energético que os torna inquietos e irritadiços. Os adultos colaboram para essa confusão;Se agem como crianças  ouvem: “você não é mais criança”. Mas, se querem tomar uma atitude mais amadurecida, também ouvem: “Você não é adulto”.

As pessoas no início da adolescência são extremamente entusiastas, movidas pelo desejo da experimentação e da autonomia. Fazer coisas (de preferência sozinhos) é o grande objetivo. Ir à escola sozinho ou com os amigos, fazer alguma tarefa fora de casa, atravessar ruas perigosas são coisas que educam e dão prazer.

Educam porque fazem o jovem adolescente compreender a necessidade da autoproteção. Enfrentar o mundo fora de casa e voltar para ele sem nenhum arranhão (físico ou psicológico) lhes dá um enorme prazer de conquista. Mas, não basta que essa aventura favoreça apenas aos adultos. É preciso que, pelo menos algumas vezes, seus desejos sejam realizados, para que se desenvolvam outros quesitos como o estabelecimento da confiança e da responsabilidade.

Com relação ao estabelecimento da confiança é mais em relação aos adultos do que a si mesmo, pois são naturalmente autoconfiantes. Mas, eles precisam entender que os pais se preocupam quando saem de casa.

Confiança e responsabilidade caminham juntas. Os jovens adolescentes devem entender que dizer onde vai, o que vai fazer e com quem vai, ir a um lugar e não a outro não lhe tira a autonomia. Mas, que estas informações são necessárias em caso de emergência. Da mesma forma, chegar no horário combinado, ligar de vez em quando para informar como está ou se chegou bem, são atitudes que aumentam a confiança dos pais em relação às suas saídas.

Mas, se são impedidos de tudo, vigiados constantemente ou com a necessidade dos pais serem informados a cada quinze minutos de onde está e do que está fazendo, faz com que todo o esforço do jovem em conquistar a confiança dos pais caia por terra. A rebeldia normal da idade se complica transformando-se em mentira.

O medo das atitudes autoritárias e controladora dos adultos em confronto com as necessidades naturais de experimentação, desejos de liberdade, autonomia e autoconfiança os incitam a mentir e a enganar. Começam por dizer que vão a um lugar (bem aceito pela família)  e vão a outro (indesejável à ela). E se essa atitude “colar” nas primeiras vezes, mentirá e enganará constantemente.

A oposição de idéias e de atitudes é uma outra forma de experimentação dos iniciantes da adolescência para descobrir o que acontece do “outro lado”. Assim, o filho ou aluno cordato passa a agir de maneira contrária, o bom aluno experimenta as primeiras notas baixas, deixa de fazer as lições e entregar trabalhos, a descumprir certas regras e a abusar dos limites.

Períodos de alegria e de tristeza se alternam. O grande perigo é a depressão. Mas, jovens bem orientados pela educação familiar passam por tudo isto sem maiores problemas, de modo tranqüilo e equilibrado.

Um comentário:

  1. Fiquei super bem lendo esse texto, pois estava ficando preocupada com meu filho...Estou adorando seu blog... Parabéns pelo o texto, ajudou-me muito.. abraços
    Boa Semana..

    ResponderExcluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA