OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

sábado, 10 de março de 2012

A ANOREXIA (V)


Um outro transtorno alimentar é a anorexia. É um transtorno psiquiátrico  permanente. Por mais que faça seus regimes e dietas para manter o peso e,  por mais magra que esteja, , ela continua se vendo como “gorda”. Isto porque, os anoréxicos possuem uma visão distorcida do próprio corpo. Por terem essa visão equivocada de si mesmo, apresentam um comportamento obssessivo de emagrecimento.

Os anoréxicos provocam o vômito. Além disso, fazem dietas e regimes constantes, jejuam ou deixam de comer, tomam diuréticos e laxantes, e fazem exercícios físicos intensivamente. Muitas vezes, precisam ser hospitalizados pois chegam a um nível de debilidade física que não há outro recurso a não ser um acompanhamento médico, pois se não, morrem por desnutrição ou por um desequilíbrio dos elementos do sangue.

O comportamento obssessivo aliado ao “tentar emagrecer sem obter resultados” devido a visão distorcida fazem com que os anoréxicos entrem em depressão e desistam de viver. São freqüentes as tentativas de suicídio.

No início é difícil perceber que a pessoa está vivenciando esse problema. Falam bem, trabalham, possuem desejos de conquistas e apresentam um comportamento semelhante aos demais. Apenas nos horários de refeição é que se pode perceber que algo está errado. Mas, os anoréxicos são convincentes em suas justificativas. Com o tempo, a magreza exagerada impressiona. A família, parentes e amigos se apavoram. E, muitas vezes, é tarde demais.

A anorexia acomete a homens e mulheres. No entanto, pela “vaidade” feminina a grande incidência recai sobre as mulheres. Em média, a idade de início é aos 17 ou 18 anos e nunca atinge pessoas acima dos 40 anos. Casos precoces ocorrem por volta dos 13 ou 14 anos. Ultimamente, há registros de casos em crianças a partir dos 9 ou 10 anos.

O anoréxico não se considera uma pessoa “doente” e, por esta razão, recusa-se a fazer qualquer tratamento e tomar medicamentos. Por isso, o tratamento é difícil.

Quando se recuperam evitam falar sobre o assunto ou afirmam não saber porque isto aconteceu. Mesmo assim, podem voltar a passar tudo de novo ou não.

Fonte
Dr Drauzio Varela
http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/anorexia-nervosa/

3 comentários:

  1. Oi Sueli, vim retribuir a visita e te seguir tb ... muito importante o seu post, a gente tem a mania de achar q fatos como esse não acontecem ao nosso redor ... até q um dia dá de cara com uma situaçlão dessas, temos q estar sempre muyito bem informados. Parabens pela iniciativa do post, bjs querida e bom final de semana pra vc. Não deixze de participar do sorteio lá do blog

    ResponderExcluir
  2. Ôi Sueli! Parabéns pelo post! Assunto polêmico e muito importante! Você foi indicada para participar de uma brincadeira e também ganhou um selinho! Te espero! Bjãozão! Ótimo início de semana!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô, Elaine. obrigada pelo selinho e pela divulgação deste blog. Já o passei para todos os blogs que tenho links. OBRIGADÃO!

      Excluir

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA