OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A QUESTÃO DO SOBREPESO NA PUBERDADE



Durante o estirão de crescimento, o corpo exige uma certa quantidade de nutrientes (como sais minerais. vitaminas, carboidratos, gorduras, açúcares e proteínas) importantes para garantir um desenvolvimento saudável.

Associado ao crescimento está a atividade física, muitas vezes, excessiva (estudo, atividades desportivas, festas, passeios,...) desenvolvidas por ambos os sexos nesse período. Por isso, nem sempre os jovens se alimentam como se deve. Boa parte deles comem lanches ou salgados e tomam refrigerantes comprados na cantina das próprias escolas, ou assistem as aulas comendo doces e chupando uma boa porção de balas. Dessa maneira, a refeição ideal logo é substituída pelos modismos do grupo ou por pequenos prazeres pessoais.

O organismo já faz naturalmente sua reserva de gordura (poderoso energético) como vimos na postagem anterior. E, com o alto consumo de carboidratos, gorduras e açúcares sobrevém o sobrepeso.

O aumento numérico da balança não sugere que o jovem em estirão está saudável. Isto porque o jovem em crescimento tem uma necessidade maior de proteínas, de ferro, de cálcio, de vitaminas, substâncias que os jovens substituem facilmente, seja por guloseimas, refrigerantes e outras bebidas adocicadas ou produtos altamente gordurosos e industrializados. Por isso, comem muito várias vezes ao dia, criam o habito de beliscar ou de  lanchar substituindo as refeições principais. Mas, não ingerem os nutrientes necessários.

Nessa idade a carência das substâncias essenciais traz sérias conseqüências para o desenvolvimento físico dos jovens em estirão, como por exemplo, ossos mais frágeis, aumento do tecido adiposo, anemias e outros. Os maus hábitos alimentares convertem-se num fator que põe em risco a saúde e a vida de nossos jovens.

Nessa idade a carência das substâncias essenciais traz sérias conseqüências para o desenvolvimento físico dos jovens em estirão, como por exemplo, ossos mais frágeis, aumento do tecido adiposo, anemias e outros. Os maus hábitos alimentares convertem-se num fator que põe em risco a saúde e a vida de nossos jovens.

Fonte:

FERRIANI M, G. C. e  SANTOS, G. V. B ADOLESCÊNCIA: PUBERDADE e N UTRIÇÃO”. Artigo da Associação Brasileira de Enfermagem – (ABEn) Brasília – DF disponível em http://www.google.com.br/#hl=ptBR&q=adolescencia+e+puberdade+masculina&revid=549474584&sa=X&ei=2jYKTPOLKTs0gH3PHOAg&ved=0CCEQ1QIoAA&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=65b096aad3d8231f&biw=888&bih=462, com acesso em janeiro de 2012.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA