OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PUBERDADE FEMININA


Normalmente começa entre os 10 ou 11 anos. Mas, pode acontecer antes ou depois dessa idade,variando de pessoa para pessoa. Assim como nos meninos aparecem alguns indícios físicos, como por exemplo, o aparecimento dos botões mamários e dos pêlos pubianos e nas axilas.

Por volta dos 12 anos acontece o estirão de crescimento em que as meninas ganham 8 a 9 cm de altura, por ano. no final da puberdade esse crescimento diminui a velocidade (5 ou 6 com) a cada ano. Esta fase de preparação recebe o nome de pré-puberal. Todas estas transformações trazem uma certa insegurança e inquietação para as meninas, e antecedem a chegada da primeira menstruação (ou menarca). Durante os dois anos seguintes, o ciclo menstrual ainda é irregular podendo ser mais longo ou mais curto Com a chegada da menstruação inicia-se a puberdade propriamente dita.

Novas transformações podem ser notadas como, o afinamento da cintura o alargamento do quadril e o aumento das mamas. Essas transformações são universais e  características do corpo feminino. Paralelamente, as glândulas sudoríparas se desenvolvem razão pela qual o odor do corpo fica mais intenso, aumentando o suor principalmente nas axilas.

Essas transformações decorrem da atuação da hipófise sobre os ovários.   Ao nascer as meninas têm nos ovários certa de 200 a 400 mil óvulos. Porém, toda a sua vida fértil (que vai até os 50 ou 55 anos), as meninas não usarão mais do que 400 desses óvulos.

Iniciando as modificações corporais elas devem seguir a seqüência das ocorrências. Porém, na falta de qualquer uma das etapas deve ser procurada a razão através da consulta de um médico. 

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA