OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

OBESIDADE E ISOLAMENTO (II)


Como vimos na postagem anterior, o corpo é um fator importantíssimo para os adolescentes. Enquanto as mudanças estão ocorrendo, eles idealizam o corpo futuro juntamente com a elaboração da auto-imagem..

No entanto, vivemos numa sociedade consumista. E nessa sociedade, as indústrias e a mídia têm visto os jovens como consumidores em potencial. O intuito é transformá-los em consumidores reais, de fato. E, para isto, há um verdadeiro bombardeio de imagens, conceitos, informações e... promessas.
Assim, as indústrias alimentícias usam o apetite voraz da idade e os levam a experimentar os novos produtos distribuídos no mercado e que são altamente calóricos (pelo menos, a maioria o é). E isto ocorre com vários produtos, incluindo os de vestuário, calçados, tecnologias etc. Além disso, os comerciais desses produtos estão recheados de meninas bonitas e magras e rapazes altos, magros e de corpos atléticos o que reforça a idealização do corpo jovem.

Porém, pouco a pouco, os jovens começam a perceber que seus corpos estão muito distantes daqueles corpos idealizados. Tentam muitas coisas e, dentre elas, os regimes e as academias. E se perdem alguns quilos, ganham vários logo depois. As promessas também ficam distantes. A começar pelos artigos da moda que, cada vez mais, ficam complicados de encontrar, seja pelo tamanho, pelo modelo ou cor que já não condizem com o corpo real.


São todas estas pequenas coisas que a princípio parecem sem importância, mas que vão se acumulando pela repetição e pela freqüência que os jovens mais gordinhos vão perdendo a auto-estima. E com a auto-estima em baixa há maiores probabilidades de surgirem conflitos pessoais. A perda da autoconfiança é  uma conseqüência inevitável e que abre as portas para a depressão e para o isolamento social criando um círculo vicioso que é difícil de superar.

Surge então, um movimento de compensação. Sem o convívio social e isolados, os adolescentes obesos passam a compensar com alimentos a falta que isto traz.  E, ingerindo mais do que necessita, aumentam cada vez mais o grau de obesidade e prejudicam a saúde.

fonte
FERRIANI M, G. C. e  SANTOS, G. V. B ADOLESCÊNCIA: PUBERDADE e NUTRIÇÃO”. Artigo da Associação Brasileira de Enfermagem – (ABEn) Brasília – DF disponível em http://www.google.com.br/#hl=ptBR&q=adolescencia+e+puberdade+masculina&revid=549474584&sa=X&ei=2jYKTPOLKTs0gH3PHOAg&ved=0CCEQ1QIoAA&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=65b096aad3d8231f&biw=888&bih=462, com acesso em janeiro de 2012.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEUS QUERIDOS

Fiquei muito feliz com sua visita a este espaço que também é seu. para que ele fique melhor e mais do seu agrado, deixe por favor, um comentario, um recadinho ou uma sugestão.
OBRIGADA