OBJETIVO DO BLOG

Este blog tem por objetivo orientar os pais que possuem filhos entrando ou vivenciando a adolescência. De orientar também os professores que lidam com eles diariamente,para que possam compreender suas dificuldades e ajudá-los ainda mais, pois, esta é uma fase complicada na vida dos jovens e, muitos pais e professores não sabem como agir diante de certas atitudes desses jovens. Pais e professores encontrarão aqui informações de médicos, psicólogos e teóricos sobre a educação dos adolescentes.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FASES DA VIDA

 A vida é assim mesmo. Ainda outro dia, você era um bebê. Pouco saía do lugar e passava boa parte do dia dormindo. Depois, aos poucos, você foi tomando conhecimento que você era um pessoa, diferente da mãe, do pai e dos irmãos  ( se estes nasceram primeiro que você). Esta é uma fase da vida que chamamos de "primeira infância". Apesar de tudo você aprendeu muitas coisas: sentou, engatinhou, ficou em pé e andou. E conheceu o mundo. Um mundo restrito à sua casa, mas, ainda assim, o mundo.

Por volta dos 2 anos, aprendeu a falar. E esse mundo se ampliou. Você já podia pedir o que queria, o que desejava ou necessitava. Podia dizer onde tinha uma dor,  porque chorava, porque estava triste. Podia também fazer coisas que nem você mesmo acreditava ser possível, como brincar de bola, chupar um pirulito ou uma bala. Podia brincar de uma montão de coisas. Em pouco tempo você chegou aos 4 anos. Talvez não tenha percebido as mudanças que aconteceram no seu corpo. As pernas e braços ficaram mais longos, você tinha uma agilidade incrível.

Que surpreso você ficou quando foi naquele lugar e estava cheio de crianças de sua idade. claro que aprontou o maior berreiro quando se viu sozinho naquele lugar. Só não ficou mais triste porque encontrou amigos por lá. Aos poucos você foi aprendendo que aquele lugar se chamava "escola". um lugar muito divertido no começo, mas que depois ficou chato devido as obrigações e responsabilidades que exigiam de você. Esta é a fase que se chama "meninice" ou da Criança e vai dos 4 aos 9 anos. E quantas coisas você aprendeu!

Mais uma vez, o tempo passou rápido. As obrigações da escola tomam quase todo o seu tempo livre. Nem dá para perceber as mudanças que aconteceram em você. As pernas e braços, o corpo cresceram mais um pouco. Seus gostos também mudaram, Meninas nas brincadeiras? Nem pensar! Elas eram chatas, briguentas e não gostavam de jogar bola, rodar pião e empinar pipas. Só não percebia que... elas... pensavam a mesma coisa que você. Ai como era divertido aquele tempo! 


Depois, dos 9  aos 12 anos, você mudou novamente. Não só no físico, mas principalmente no seu jeito de ser. Ainda gosta de estar com os amigos, de jogar pião de vez em quando. Mas, você está mais quieto. Passa horas ajeitando o cabelo, olhando se já nasceu os primeiros fios do bigode, ou os pelos no peito. Sua voz as vezes fica grossa, como a de um homem, mas... quando menos espera, ela fica fina. E você se preocupa se sua voz focará oscilando assim por muito tempo. O horror que tinha pelas meninas também mudou. Agora quer ficar perto delas, abaixar para ver suas pernas ou a calcinha. As revistas de mulheres nuas ou semi nuas são as suas favoritas e passa horas olhando para elas. É, meu rapaz, não há nada errado com você, não. São efeitos da puberdade, fase de transição rápida. 


Ao final dela, por volta dos 14 anos, você é  ou se tornará um ADOLESCENTE. Parabéns e bem vindo ao time da galera que vai dos 14 aos 18 anos.